Exame Logo

Área de desenvolvimento de produtos busca engenheiros de confiabilidade

São Paulo – A valorização do setor de desenvolvimento de produtos dentro das empresas com operação no Brasil deve puxar a demanda por engenheiros de confiabilidade. Com a missão de prever problemas e defeitos em produtos, essa especialização surgiu na década de 60 para servir aos setores militar e aeroespacial. “Era preciso levar e trazer […]

Engenheiro de conÁrea de desenvolvimento de produtos busca engenheiros de confiabilidade (Goldberg/Flickr/Goldberg/Flickr)

Talita Abrantes

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 11h37.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h54.

São Paulo – A valorização do setor de desenvolvimento de produtos dentro das empresas com operação no Brasil deve puxar a demanda por engenheiros de confiabilidade.

Com a missão de prever problemas e defeitos em produtos, essa especialização surgiu na década de 60 para servir aos setores militar e aeroespacial. “Era preciso levar e trazer em segurança equipamentos e astronautas”, afirma Claudio Spanó, diretor executivo da ReliaSoft no Brasil.

Veja também

No Brasil, por enquanto, os engenheiros de confiabilidade são mais requisitados na área de manutenção. “Eles fazem análises para entender quando o equipamento pode falhar. E, com base nisso, definem os planos de manutenção”, diz.

Segundo o especialista, atualmente, apenas 25% das empresas contratam profissionais com este perfil para atuar na área de desenvolvimento de produtos. No entanto, a tendência é que esta diferença inverta ou se equipare nos próximos anos.

Para atuar nessa área é preciso ter graduação em engenharia mecânica ou elétrica, além de especialização em engenharia de confiabilidade.

Por enquanto, apenas a PUC Minas oferece uma pós-graduação lato sensu voltada para área, o curso Confiabilidade Aplicada à Indústria Brasileira. A ReliaSoft, empresa especializada no setor, também ministra cursos de curta-duração e treinamentos em engenharia de confiabilidade.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosProfissõesprofissoes-em-altavagas-de-emprego

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame