Carreira

Ano-novo ou ano novo, qual é a forma correta?

Professor Diogo Arrais, do Damásio Educacional, explica a diferença entre ano-novo e ano novo e esclarece o uso do hífen segundo o Novo Acordo Ortográfico

Ano Novo em Copacabana (dislentev/ Thinkstock)

Ano Novo em Copacabana (dislentev/ Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2015 às 11h32.

A você, caro leitor de Exame, desejo-lhe feliz ano-novo e um feliz ano novo. Repetição ou obviedade aparentes, mas o hífen (sinalzinho dos diabos!) possui importante função à nossa Língua.

Entre “nome e nome” ou “verbo e nome”, garante a existência de novo termo e novo significado a uma expressão. Quando não aparece, o significado é literal, ao “pé da letra”.

ANO-NOVO, substantivo masculino, refere-se à meia-noite do dia 31 de dezembro; o dia 1º de janeiro; também conhecido como ano-bom.

ANO NOVO, substantivo e adjetivo, sem o uso de hífen, tem o significado literal de doze novos meses; todo o novo ano.

Em outros termos, vale sempre lembrar que uma “caixa-preta” (sistema blindado que registra as mensagens trocadas entre tripulantes de aeronaves), é muito diferente de uma “caixa preta”. Aliás, a “caixa-preta” nem a cor preta possui.

Quer dizer, então, que o Novo Acordo Ortográfico (com vigência obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2016) relaciona-se ao caso acima? Não.

Em relação ao uso de hífen, a reforma ortográfica alterou a relação com prefixos dissílabos (como CONTRA-, SEMI-, AUTO-) e a palavra, como em “contrarrazões”, “semissintético”, “autorretrato” e outros casos.

Extinguiu também a reforma o hífen de expressões com conectivos, não ligadas à Botânica ou à Zoologia: “pôr do sol”, “fim de semana”, “mão de obra”, “pé de moleque”.

Sendo assim, é ainda muito importante a hifenização em (nome-nome ou verbo-nome), como “caixa-preta”, “guarda-chuva”, “saia-justa”, “segunda-feira”, “primeiro-ministro” e tantos outros exemplos.

É o “bendito” hífen o sinalizador do sentido admitido pelo vocábulo composto.

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – Damásio Educacional
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

Quer emprego no Carnaval? Feriado já não freia mais contratações no Brasil, diz pesquisa

Essa ferramenta de IA está se tornando aliada dos criadores de conteúdo e desafiando o ChatGPT

As quatro ferramentas de IA que estão revolucionando a produtividade e o lucro de líderes

Por que começar seus prompts do ChatGPT com esta palavra faz diferença?