Alemanha: programa é voltado para quem já tem experiência em cargos de liderança (Thinkstock)
Camila Pati
Publicado em 27 de junho de 2015 às 06h00.
São Paulo – A Fundação Alexander Humboldt está com oportunidades de bolsas de estudo para pesquisa de um ano na Alemanha. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.
Brasileiros com formação superior completa e experiência em cargos de liderança nas áreas de administração de empresas, economia, política, mídia e cultura podem se candidatar ao programa German Chancelor Fellowship. Chineses, russos, norte-americanos e indianos também podem se inscrever.
Fluência em inglês ou em alemão é apenas um dos requisitos da bolsa. Outra exigência é apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública, e seu campo de trabalho deverá ser relacionado ao projeto apresentado. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da bolsa publicado no site da fundação.
Os aprovados receberão ajuda mensal que varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo de suas qualificações. Despesas com viagem ou com cursos adicionais de alemão e ainda suporte para a família acompanhar o bolsista também estão previstos na bolsa.
Nos primeiros dois meses da estada, os bolsistas farão curso intensivo de alemão e nos 12 meses seguintes poderão desenvolver seus projetos de pesquisa.
SERVIÇO
German Chancelor Fellowship
Inscrições: até 15 de setembro pelo site da Fundação Alexander Humboldt