Carreira

A dica de Chieko Aoki para fisgar oportunidades de carreira

Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels, fala da importância da formação acadêmica e dá a dica para quem não quer perder as oportunidades na carreira


	Chieko Aoki: “para ser bom, você precisa de conhecimento, habilidade e atitude”
 (Divulgação)

Chieko Aoki: “para ser bom, você precisa de conhecimento, habilidade e atitude” (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2015 às 12h12.

Na minha carreira, eu nunca pensei: ‘quero ser isso’ ou ‘quero ocupar tal cargo’. Para mim o mais importante sempre foi preencher a lacuna da oportunidade. Tinha esse espírito muito forte de querer fazer as coisas acontecerem, disse ao Na Prática Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels. Hoje, ela é uma das empresárias mais respeitadas do país – em 2013 foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil. Seus 22 hotéis estão distribuídos por 17 cidades e empregam mais de 2.300 pessoas.

Quando a gente é jovem, a gente acha que pode tudo. E isso é muito bom, pois significa que temos um espírito empreendedor. Queremos ser protagonistas da nossa própria vida, pessoal e profissional, seja trabalhando numa empresa ou empreendendo. E, por isso, conseguimos enxergar melhor as oportunidades. Sobre o melhor momento para abrir o próprio negócio, ela diz que nunca se sentiu preparada. Não achei que sabia o suficiente, mas tinha uma boa equipe por perto e percebi que o mercado estava em um bom momento para ser explorado.

Crescimento e liderança

Ao longo de sua vida profissional, Chieko Aoki trabalhou em diversos países da Ásia e Europa, além dos Estados Unidos e do Brasil. Iniciou sua atuação no ramo hoteleiro na década de 1980, como diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park. Aos 37 anos, já era presidente da rede de luxo (hoje parte do grupo mexicano Posadas). Também foi presidente da Westin Hotels & Resorts, mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos EUA.

Como dicas para quem também quer crescer na profissão, ela sugere que abrace a carreira que escolheu para seguir, mas também abrace outra coisa: a excelência. Não importa o que você for fazer, busque ser o melhor, busque a perfeição. Porque a perfeição nunca chega, e você pode ir sempre além. Ou seja, vai ter trabalho para a vida toda, afirma. Segundo ela, à medida que a pessoa chega a cargos mais altos, outras habilidades lhe são requeridas. Um líder ter que ter, acima de tudo, generosidade. E deve deixar a arrogância de lado, aponta Chieko, que diz levar para sua vida lições de autores como Peter Drucker e Jim Collins.

Responsável por implementar diversas inovações no setor hoteleiro, ela também fala sobre a importância de se transformar a cada dia. Algo que sempre falo para a nossa equipe é: não seja prisioneiro do hábito, não faça igual todos os dias, seja melhor amanhã do que é hoje. Se você não se transforma, vai estar sempre atrás dos concorrentes. Mas, antes de concorrer com o mercado, concorra consigo mesmo, com você de ontem.

Conhecimento, habilidade e atitude

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, ela falou sobre a importância da formação acadêmica para um profissional. Para ser bom, você precisa de conhecimento, habilidade e atitude, diz Chieko. Ela explica que o conhecimento vai além do conteúdo que você aprende na faculdade – é tudo o que acumulamos ao longo da vida. Já as habilidades vão sendo aprimoradas a partir das experiências que temos. E a atitude é saber transformar esses conhecimentos e habilidades em ações compreendidas pelas outras pessoas.

Ela conta que, durante a faculdade, aprendeu a importância da gestão de risco para uma empresa, de administrar bem os contratos. Na Blue Tree, somos muito rigorosos nesse aspecto. Também aprendeu a importância de se comunicar bem, de saber exatamente o que quer dizer e a forma certa de comunicar isso. Mais importante do que falar certo é passar um conteúdo que outras pessoas vão entender. Aprendi ainda a negociar e a criar laços genuínos com as pessoas.

Chieko também fez pós-graduação em Administração na Universidade de Sofia, no Japão, e cursou Administração Hoteleira na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Com os japoneses, pude desenvolver habilidades comportamentais, como paciência e visão de longo prazo. Com os americanos, aprendi com sua praticidade e técnica, diz. 

Veja o vídeo em que ela explica como melhorar a capacidade de enxergar oportunidades de carreira:

yt thumbnail

Veja também o que ela diz sobre a importância da formação acadêmica para a sua vida profissional:

yt thumbnail

Este artigo foi originalmente publicado no Na Prática, portal de carreira da Fundação Estudar

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosSucessovagas-de-emprego

Mais de Carreira

10 frases que você nunca deveria dizer no trabalho

Essa obra de arte feita com inteligência artificial foi vendida por R$ 2 milhões

Com salários de R$ 35 mil, essa é uma das profissões em alta para 2025; conheça

O benefício número 1 que mantém as pessoas felizes no trabalho, segundo executiva da Finlândia