Após 900 anos, Veneza ganha primeira gondoleira
Profissão ficou 900 anos exclusivamente nas mãos dos homens
Da Redação
Publicado em 4 de julho de 2013 às 18h59.
São Paulo - Giorgia Boscolo, de 24 anos e mãe de dois filhos, é a primeira mulher a exercer a profissão de gondoleira nos canais de Veneza, ofício que ficou 900 anos exclusivamente nas mãos dos homens.
Em comunicado, a Prefeitura de Veneza informa que Giorgia superou outros 21 candidatos, todos homens, para ficar com a vaga.
"Pretendo aproveitar esta profissão até o final, sem que me falte nada", disse a primeira gondoleira de Veneza em declarações publicadas hoje pelo jornal "La Stampa", de Turim.
Apesar de já ter sido aprovada, Giorgia só poderá assumir o comando de uma gôndola depois de conseguir uma licença para poder trafegar pelos canais de Veneza.
A cidade tem atualmente 425 gondoleiros fixos e 180 substitutos. Giorgia, por enquanto, se enquadra nesta última categoria, e precisa esperar que um dos fixos deixe seu posto livre para conseguir a licença.
O "La Stampa" lembra que, há alguns anos, a alemã Alexandra Hai tentou virar gondoleira, mas não conseguiu. Agora, segundo o jornal, já há cinco mulheres inscritas para a próxima seleção.