8 vídeos que ensinam a ter mais equilíbrio no trabalho
Fizemos uma seleção de vídeos que podem ajudar você a colocar a agenda, as demandas e as emoções em ordem no trabalho
Talita Abrantes
Publicado em 28 de setembro de 2013 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
São Paulo - Por mais que você tente, às vezes, a vida pesa, um prazo aperta, o clima ganha ares de "climão" e suas emoções ficam à flor da pele. Tudo isso no meio do ambiente de trabalho . Mas como fazer para não deixar que isso atrapalhe sua carreira ? O primeiro passo, dizem os especialistas, é conhecer seus limites e saber que você é humano (não só um profissional). Depois, a regra é dialogar com sua agenda, com o chefe e, quem sabe, com você mesmo. Veja as dicas na seguinte seleção de vídeos de carreira de EXAME.com.
Algumas carreiras, mais do que outras, exigem profissionais capazes de assumir diferentes funções durante o expediente. Mas como ser multitarefa sem perder o foco e se tornar improdutivo? Andrea Piscitelli, consultora em estratégia humana, explica que a base para isso está em entender, de fato, o conceito de “ser multitarefa”.
Dezenas (senão centenas) de papeis espalhados, comida de um lado, objetos que não têm nenhuma relação com o trabalho, de outro. Para alguns profissionais, a própria mesa de trabalho é sinônimo de caos e, sem que saibam, isso pode ser um dos principais vilões da produtividade, criatividade e excelência no trabalho. Andrea Piscitelli, consultora em estratégia humana, explica as razões.
“As empresas precisam fazer mais com menos. E as pessoas mais engajadas e produtivas acabam ficando mais sobrecarregadas”, afirma Andrea Piscitelli, consultora de estratégia humana. Mas, segundo ela, é possível reverter esta sina e fazer uma melhor administração do tempo no trabalho.
“O processo de concentração é muito difícil de se manter, principalmente, em uma cidade tão dinâmica”, admite Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mas, em mais um dos vídeos de carreira, ela explica quais conceitos de neurociência podem ajudar quem não consegue se focar
Alguns chefes, é fato, não têm muita noção de tempo e espaço (da agenda alheia). Conclusão: aos subordinados resta a piração? Fernando Serra, diretor da HSM School of Management e autor do livro “O tempo na sua vida” (Editora Saraiva), não concorda com essa ideia e dá as dicas sobre como priorizar as demandas
Em tempos incertos da economia ou da empresa em que você trabalha, pode ser difícil manter a sanidade mental e não deixar que a ansiedade ocupe sua mente. Mas, segundo André Caldeira, autor do livro “Muito trabalho, pouco stress” (Editora Évora), alguns exercícios básicos podem ser suficientes para manter a calma mesmo quando o mundo externo está ruindo.
A inteligência emocional é, junto com outras habilidades, a base para uma carreira de sucesso. Mas, mesmo entre os profissionais mais qualificados, há quem não consiga ter as emoções em ordem. Em mais um dos vídeos de carreira, Minoru Ueda, consultor da Leme Consultoria, mostra os sinais que provam que este aspecto não é seu forte.
Por mais que muita gente insista que é possível limar as emoções durante o expediente, a realidade não é bem assim. Mas o que fazer quando o mundo cai sobre a cabeça ou o chão foge dos pés? Em mais um dos vídeos de carreira, Minoru Ueda, autor do livro “Competência emocional: quanto antes, melhor”, dá algumas dicas.
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman