São Paulo — Fervilhante de boas oportunidades, o mercado de trabalho norte-americano não paga bons salários apenas para carreiras tradicionais como medicina, engenharia ou direito. A remuneração também é alta para algumas profissões vistas como incomuns ou até bizarras.
De ilustrador de livros médicos a preparador de cadáveres, o site Business Insider fez uma seleção de profissões inusitadas que pagam surpreendentemente bem nos Estados Unidos.
Os salários vão de 3,3 mil a 6,8 mil dólares por mês — uma variação de 10,9 mil a 22,5 mil reais, aproximadamente.
Em quase todos os casos, os motivos para a boa contrapartida financeira são dois: ou a ocupação exige uma formação extremamente específica, ou envolve algum tipo de risco, desconforto ou inconveniente.
Veja a seguir 7 carreiras inusitadas e suas respectivas remunerações médias, de acordo com o Business Insider:
-
1. Cantor de cruzeiros
zoom_out_map
1/7 Cantor de cruzeiros (Berezko/Thinkstock)
Salário estimado: 4 mil - 5 mil dólares por mês
Que tal viajar o mundo em um navio e ainda ganhar dinheiro com isso? Grande cruzeiros costumam contratar profissionais de diversas áreas, tais como chefs de cozinha, animadores, dançarinos, músicos, salva-vidas e técnicos em eletricidade, por exemplo. Se você tiver talento para o canto, pode receber até 5 mil dólares por mês fazendo shows para a tripulação, segundo o site Glassdoor.
-
2. Ilustrador de livros médicos
zoom_out_map
2/7 Ilustrador de livros médicos (Artem_Egorov/Thinkstock)
Salário médio: 6,8 mil dólares
Desenhar imagens para livros, pesquisas ou materiais de marketing em saúde exige conhecimentos muito específicos, o que explica a valorização salarial da carreira. Além de formação em artes visuais, o ilustrador precisa dominar tópicos de medicina para conseguir trabalhar ao lado de professores, cientistas e médicos. É requisito ter diploma de mestrado de um programa autorizado pela AMI (Associação de Ilustradores Médicos) — e são raras as escolas que conseguem obter esse endosso.
-
3. Preparador de cadáveres
zoom_out_map
3/7 Preparador de cadáveres (kzenon/Thinkstock)
Salário médio: 3,5 mil dólares por mês
É preciso muito conhecimento técnico para a atividade, que inclui remover o sangue do cadáver e substituí-lo por um fluido embalsamador, além de aplicar maquiagem e eventualmente reconstruir a aparência do corpo. Além de ter uma agenda imprevisível, o profissional também precisa ter preparo para lidar com a tragédia. Para ingressar nessa carreira, é preciso ter formação em ciências mortuárias, que costuma durar dois anos.
-
4. Instalador de vidros
zoom_out_map
4/7 Instalador de vidros (Daisy-Daisy/Thinkstock)
Salário médio: 3,4 mil dólares por mês
A profissão paga bem por um motivo bastante simples: a rotina pode ser bastante perigosa. A tarefa do instalador é se pendurar nas alturas e manusear grandes peças de vidro para montar janelas em edifícios. Para conseguir um emprego na área é exigido um diploma de nível médio, além da formação específica em um programa de aprendiz que costuma durar quatro anos.
-
5. Limpador de cenas de crime
zoom_out_map
5/7 Limpador de cenas de crime (Prathaan/Thinkstock)
Salário médio: 3,3 mil dólares por mês
Esta profissão é para quem tem estômago forte: sua missão é ir até lugares onde aconteceram homicídios, acidentes ou suicídios depois que a polícia já terminou seu trabalho, e higienizar o local. Não é preciso ter diploma universitário para atuar na área, mas podem ser exigidas certificações de cursos que ensinam os padrões federais de limpeza de cenas de crime e descarte correto de materiais que oferecem risco biológico.
-
6. Cartógrafo
zoom_out_map
6/7 Cartógrafo (Monkey Business Images/Thinkstock)
Salário médio: 5,2 mil dólares
Segundo o Bureau of Labor Statistics, órgão norte-americano que divulga dados sobre o mercado de trabalho no país, o número de empregos para cartógrafos cresceu quase 30% mais rápido do que a média nacional. Sua missão é coletar informações para criar ou atualizar mapas em plataformas analógicas e digitais. A maioria dos profissionais da área tem graduação em cartografia, geografia, engenharia ou matemática. Em alguns estados, é preciso ter também uma autorização específica para trabalhar na área.
-
7. Invasor "ético" de computadores
zoom_out_map
7/7 Hacker ético (supershabashnyi/Thinkstock)
Salário médio: 5,9 mil dólares por mês
Segurança da informação é uma carreira em alta, e os empregadores estão pagando cada vez mais dinheiro para hackers invadirem seus sistemas intencionalmente e encontrar brechas que podem ser aproveitadas por pessoas mal-intencionadas. Para fazer carreira como “invasor ético” nos Estados Unidos, você precisa ter graduação em ciências da computação, programação ou outra área similar. Mestrado também costuma ser exigido.