7 animações para se divertir e rever conceitos de carreira
Deni Belotti, presidente da JCS Network, indica uma lista de animações que divertem adultos e crianças e, de quebra, trazem conceitos inspiradores de carreira
Camila Pati
Publicado em 12 de outubro de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
São Paulo - Se o dia é das crianças, por que não unir o útil ao agradável e chamar os pequenos para uma sessão de DVD? Sim, neste domingo a criançada reina e, por isso, Deni Belotti, presidente da JCS Network e especialista em desenvolvimento humano, indica animações em que é possível tirar (e rever) alguns conceitos de carreira . De "Rei Leão" a "Procurando Nemo", há desenhos animados com as mais diferentes lições que servem também para o mundo corporativo. Conceitos de mentoria e coaching estão presentes em quase todos, segundo o especialista. Confira a lista:
“Conceitos de coaching, counseling e mentoring permeiam o filme do início ao fim”, diz Deni Belotti. Logo no começo da história, o pai de Simba assume o posto de seu mentor. “Com a perda do pai, outros dois mentores - Timão e Pumba - acompanham o crescimento de Simba e ajudam a moldar seu caráter. Há também Nala, que atua no papel de coach ao ajudar Simba na busca de caminhos para resolução de seus problemas”, diz Belotti. As lições do pai vêm à tona em frases inspiradoras como “não fuja do seu passado, aprenda com ele: lembre-se sempre de quem você é” e “você é mais do que aquilo em que se tornou”. “O espírito de Mufasa o suporta em forma de counseling, ajudando Simba a compreender e enfrentar seus conflitos internos e assumir a atitude que o mundo espera dele”, diz Belotti.
“Numa época em que super-heróis são rejeitados pela humanidade e condenados a viver sem a utilização de seus superpoderes, o enredo nos conduz através de intrincadas conexões rumo à importância do autoconhecimento na gestão de nossas vidas, carreiras e na forma como devemos usar nossos dons e talentos”, diz Belotti. De acordo com ele, a animação é inspiradora porque traz ensinamentos preciosos sobre desenvolvimento de equipes, além do autoconhecimento. Alguns elementos surgem com força no enredo como, por exemplo, conflitos entre papéis de homens e mulheres em relação à vida pessoal e ao desempenho nas corporações,a dicotomia rejeição/frustração e a obtenção de resultados insustentáveis.
A animação conta a história de Flick, que vive em uma grande colônia de formigas. Flick é um inseto de espírito empreendedor dentro de uma grande organização, mas sem foco na sua atuação. Essa é uma das primeiras lições do filme, segundo Belotti. “Vê-se uma clara contextualização de como o espírito empreendedor pode se tornar uma limitação quando os esforços não são direcionados de forma coerente diante das reais necessidades da organização”, explica. O enredo traz ainda elementos inspiradores no que diz respeito à força da perseverança, o valor da resiliência, a incrível sensação de se vencer obstáculos, o impacto motivador da admiração e do reconhecimento, segundo o especialista.
A história da jovem Fa Mulan que, para proteger seu pai, o ex-soldado Fa Zhou, se disfarça de homem e toma seu lugar na guerra contra invasores na China Imperial, em 450 d.c,. traz como questão central o processo de sucessão, segundo Deni Belotti. O velho soldado Fa Zhou pode ser comparado ao um fundador de uma empresa que, sem herdeiros identificados, vê um “estranho” tomar o seu lugar e assumir os riscos decorrentes da decisão, segundo Belotti. “A animação ainda mostra claramente como mesmo uma figura considerada não-talhada para determinada função pode superar-se e aos desafios que sequer conhece visando conduzir uma organização no rumo certo”, diz o especialista.
A animação, diz Belotti, é uma exposição das falhas de caráter tão comuns nas relações humanas. “Não poucas vezes, dentro das organizações, carreiras são interrompidas pela falta de autoconhecimento e de visão estratégica”, diz o especialista. No enredo de Shrek, vale perceber o fato de que, a duras penas, o caráter de cada elemento vai sendo lentamente revelado. “Percebemos também como a ausência de alinhamento pode causar grandes transtornos”, diz ele. Ficam evidentes segundo ele, alguns conceitos de coaching, de counseling e trabalho em equipe.
Apesar da absoluta incompatibilidade natural entre cozinha e roedores, a animação traz a história do rato Remy que sonha ser um grande chef. “O enredo tece uma intrincada rede de relacionamentos, interesses, agendas ocultas, desvios de conduta e revelações que vão conduzindo aqueles de mente aguçada pelos meandros do mundo corporativo e das relações profissionais: liderança, formação de equipes de alta performance, sucessão, mentoring e coaching”, diz Belotti. Oscilando constantemente entre conquistas e frustrações, segundo o especialista, o filme vai deixando marcos comportamentais como “não se pode escolher entre duas metades de si mesmo” e “se você focar no que perdeu jamais enxergará o que está por vir”.
O enredo traz a história de Nemo, um jovem peixe-palhaço, com uma nadadeira menor do que a outra, que desaparece no primeiro dia de escola após desobedecer seu pai e tentar realizar um ato de coragem. A animação mostra claramente o desafio que é aprender a confiar e a respeitar o outro. “Deixa importantes lições de autoconhecimento, liderança, coaching, planejamento e também superação”, diz Deni Belotti.