Exame Logo

6 habilidades que os melhores profissionais do mercado têm

Confira características em comum nos perfis profissionais mais valorizados pelas empresas

Pessoas no topo de uma motanha: sucesso, superação (Biletskiy_Evgeniy/Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 30 de julho de 2015 às 09h33.

São Paulo – Quem já entrou em uma sala de entrevista de emprego preparado para dar a simples descrição de cargos anteriores e foi surpreendido com perguntas que pediam detalhes concretos do seu comportamento no trabalho já teve a chance de experimentar o que são as chamadas entrevistas por competência.

A técnica, usada por recrutadores, tenta mitigar riscos de uma constante nas empresas: profissionais, contratados por habilidades técnicas, são demitidos por problemas de relacionamento ou de atitude .

“Seria arrogância dizer que a entrevista por competência e outras técnicas neste sentido garantem que a contratação dê certo, mas, sem dúvida, minimizam a chance de ela dar errado”, diz Rafael Meneses, sócio da People Oriented Consultoria, especializada em recrutamento de média e alta gerência.

O caráter comportamental faz, sim, toda a diferença, de acordo com ele. “Por isso, mesmo que a empresa não nos peça, fazemos um relatório de entendimento da posição que inclui as características de comportamento ”, diz Meneses. A partir desta análise, é que serão definidas as estratégias de seleção usadas com cada candidato.

Além das entrevistas por competência, a checagem de referências também é uma prática utilizada no processo de recrutamento, assim como ferramentas psicométricas. “Partimos da premissa de que comportamento passado prediz comportamento futuro”, diz Meneses.
Na hora checar as referências indicadas durante a entrevista, ele opta por conversar com quem já foi subordinado, colega ou superior de cada candidato. “Mas, sempre respeitando a confidencialidade do processo”, afirma.

E, mesmo com as devidas especificidades de cada posição, algumas características sempre serão investigadas dentro deste processo. Veja quais são:

1. Comprometimento e engajamento

Por meio destas duas atitudes é que a visão de dono do negócio - tão valorizada pelos especialistas em recursos humanos - apresenta-se na sua forma maneira genuína. E o envolvimento é mensurado, por meio de entrevistas por competência, checagem de referências, entre outras técnicas utilizadas pelos recrutadores.

2. Foco em resultado

Bater metas e entregar além do que a empresa espera são pontos chave de quem se destaca na carreira. Essa, por exemplo, é uma das características que o presidente da Bombril adora encontrar em candidatos a oportunidades profissionais na empresa.

“O que eu mais gosto de perceber em um candidato durante a entrevista é se ele tem o perfil “hands on” (mão na massa), de quem não se apega a cargo, é preocupado com resultado, é humilde e generalista”, disse, em entrevista a EXAME.com.

3. Adaptabilidade

Perfis pouco resistentes a mudanças se destacam em tempos de estruturas enxutas. Os melhores profissionais, aos olhos das empresas, são aqueles prontos a assumir funções que não estavam previstas na hora da contratação.

Na opinião de Meneses, esta habilidade ganhou força com a globalização do mercado e o grande número de fusões e aquisições consequentes. “Não é só por causa da crise”, diz.

4. Visão estratégica

Principalmente em posições de gestão, o pensamento deve voltar-se também à projeção de resultados em longo prazo. Profissionais em cargos operacionais, em tese, estão mais restritos ao campo da tática que envolve os objetivos imediatos, segundo Meneses.

5. Relacionamento interpessoal

Especialista em recrutar profissionais para multinacionais, Meneses afirma que os brasileiros costumam se destacar na questão de relacionamento com a equipe de trabalho.

Para ele, a importância da habilidade de relacionamento está justamente na sua ligação com a capacidade de construção de alianças no ambiente profissional.

6. Gestão 360º

“Liderança é também estar aberto para ser liderado”, diz Meneses. Ou seja, não é o cargo no crachá que vai definir que “manda e quem obedece”.

É preciso se comunicar e influenciar não só pessoas que estejam em cargos mais baixos, mas também colegas e chefes. Executivos que agem desta maneira crescem mais rápido na carreira.

“As empresas mais em evidência com relação ao modelo de gestão são as de cultura mais flexível, escritórios abertos e algumas não tem nem lugar fixo de trabalho, justamente para estimular o pensamento mais aberto”, diz Meneses.

São Paulo -  Num mercado de trabalho cada vez mais complexo, o significado do sucesso profissional pode não ser tão óbvio quanto parece. Para ajudar você a rever seus conceitos, selecionamos 10 palestras do TED, uma organização sem fins lucrativos que promove apresentações sobre diversos temas pelo mundo.  Clique nos vídeos para ouvir histórias e conhecer ideias surpreendentes sobre o que significa vencer e fracassar.
  • 2. 1. "Uma filosofia do sucesso mais bondosa e gentil"

    2 /12

  • Veja também

    Autor do livro "A arquitetura da felicidade", o suíço Alain de Botton questiona a forma como a sociedade interpreta fracassos e sucessos. "Vivemos numa época em que as nossas vidas são regularmente pontuadas por crises de carreira", diz ele. Nesta palestra, o filósofo fala sobre esnobes, "perdedores", meritocracia e a importância do acaso para nossos destinos profissionais. Vídeo no site oficial
  • 3. 2. "Sucesso, fracasso e a motivação para continuar criando"

    3 /12

  • Elizabeth Gilbert fala sobre seus conflitos internos após a excelente recepção de seu best-seller "Comer, rezar, amar". O medo de falhar no livro seguinte serve como base para o surpreendente argumento da escritora: o de que a experiência do sucesso e a experiência do fracasso não são tão diferentes quanto parecem. Vídeo no site oficial
  • 4. 3. "A chave para o sucesso? Determinação"

    4 /12

    Neste vídeo, a psicóloga Angela Lee Duckworth fala sobre suas descobertas sobre o sucesso durante sua experiência como professora de matemática numa escola pública em Nova York. Por que alguns alunos se davam bem e outros não? Angela defende que o sucesso não decorre de habilidades sociais ou inteligência. O segredo é a deteminação, isto é, a soma de paixão e perseverança para objetivos de longo prazo. Vídeo no site oficial
  • 5. 4. "Os segredos do sucesso em 8 palavras e 3 minutos"

    5 /12

    O analista Richard St. John condensa palavras de ordem sobre sucesso neste vídeo de pouco mais do que três minutos.  Foco, paixão, trabalho duro e até pressão são algumas das respostas obtidas em quase 7 anos de pesquisa e mais de 500 entrevistas com os maiores nomes do mercado. Vídeo no site oficial
  • 6. 5. "O sucesso é uma jornada contínua"

    6 /12

    Nesta palestra, Richard St. John mostra que o sucesso não é um ponto de chegada, mas uma ida permanente. Com base em sua própria história profissional, o analista demonstra que não existe a possibilidade de "alcançar" o sucesso, mas pode-se tentar sustentá-lo com esforço e paciência. Vídeo no site oficial
  • 7. 6. "Como ter sucesso? Durma mais"

    7 /12

    A jornalista Arianna Huffington compartilha uma simples mas poderosa fórmula para o sucesso: o sono. "A forma de ter uma vida mais produtiva, inspirada e alegre é dormir o suficiente", diz a fundadora do site The Huffington Post. Vídeo no site oficial
  • 8. 7. "Por que você não vai conseguir ter uma ótima carreira"

    8 /12

    Professor de economia na Universidade de Waterloo, Larry Smith fala às pessoas que sonham em ter carreiras brilhantes. Seu alvo preferencial são aqueles que inventam desculpas absurdas para não seguirem suas próprias paixões profissionais. Vídeo no site oficial
  • 9. 8. "Escolha, felicidade e molho para espaguete"

    9 /12

    O escritor Malcolm Gladwell usa exemplos da história da indústria de alimentos para falar sobre felicidade e satisfação. Com base na história dos refrigerantes, sopas e molhos para espaguete, ele fala sobre a natureza das escolhas. Vídeo no site oficial
  • 10. 9. "A diferença entre ganhar e ser bem-sucedido"

    10 /12

    Nesta palestra, o técnico John Wooden compartilha alguns dos conselhos que dava para os jogadores do time que comandava na UCLA. "Eu criei a minha própria definição de sucesso, que é paz de espírito, obtida apenas pela satisfação íntima de saber que você se esforçou para fazer o seu melhor", diz ele no vídeo. Vídeo no site oficial
  • 11. 10. "Fracasso inteligente para um mundo em rápida transformação"

    11 /12

    O educador britânico Eddie Obeng destaca três mudanças importantes trazidas pelo mundo moderno que exigem novas visões sobre o trabalho. Na opinião do palestrante, fracassar de forma inteligente é o melhor jeito de garantir boas decisões. Vídeo no site oficial
  • 12. Agora veja 15 frases para inspirar o seu trabalho em 2015

    12 /12(Flickr/Creative Commons/Ignacio Palomo Duarte)

  • Acompanhe tudo sobre:Atitudecarreira-e-salariosComportamentoSucesso

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame