5 regras do português que você não pode mais ignorar em 2017
Professor Diogo Arrais dá dicas para começar o ano com o português afiado. Confira regras "sagradas" da língua que você precisa dominar
Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 12h30.
Última atualização em 28 de dezembro de 2016 às 11h06.
Está chegando a hora do "ano novo" e do "ano-novo". Qual é mesmo a diferença? Ano-novo representa a "virada do ano", a "meia-noite do dia 31 de dezembro". Em contrapartida, "ano novo" corresponde aos doze iminentes novos meses.
Para o próximo ano, é válida a atenção para algumas regras sagradas de nossa Língua Portuguesa :
1. Plural
Lembre-se de que apenas as palavras finalizadas em X são as invariáveis. Se o final não for este, saiba da existência do plural. Sendo assim, o plural de "segunda-feira" é "segundas-feiras"; o de "ar-condicionado" é "ares-condicionados"; o de "gravidez" é "gravidezes"; o de "mel" é "méis" ou "meles etc.
2. Novo Acordo Ortográfico
Não se emprega o hífen em palavras cujo prefixo ou elemento antepositivo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente: "antiaéreo, coeducação, extraescolar, aeroespacial, autoestrada, agroindustrial, hidroelétrico" etc.
3. "Bem" x "Mal"
No caso de "bem", sugere-se manter a forma que os dicionários registram habitualmente: "benfazejo, benfazer, benfeito, benfeitor, benquerença, benquerer, benquerido, benquisto".
No caso de "mal", mantém-se também a tradição lexicográfica. Se o segundo elemento for iniciado por Vogal, H e L, uso de hífen: "mal-afamado, mal-humorado, mal-limpo".
É interessante notar: quando "mal" remeter a uma doença, há sempre o uso de hífen: "mal-caduco (epilepsia), mal-canadense (sífilis)".
4. Haver
No sentido de "acontecer, existir, ocorrer", o verbo haver não pode sofrer variação, de acordo com a regra. Exemplos: "Houve mudanças na lei; houve, outrossim, manifestações em frente ao STF." Seria um grave erro, no caso citado, o uso de "houveram".
5. Choveram
Apesar de o verbo "chover" em sentido literal não ter plural, é possível um fenômeno: o sentido figurado.
Quando "chover, ventar, trovejar, gear" aparecerem em sentido figurado (conotativo), a concordância é obrigatória: "Chovem diversos empregos naquela empresa.", "Trovejam muitas fofocas sobre o novo Ministro da Educação.", "Ventam novas possibilidades para o próximo ano.".
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter,
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa - CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva