Exame Logo

43 empresas buscam estagiários e trainees. Veja a lista

A LG está recrutando estagiários de cursos como administração, economia, direito, marketing e ciências da computação. O prazo para inscrições é 30 de junho

3º fator positivo mais citado: aprendizado (Flickr/Creative Commons/ITU Pictures)

Claudia Gasparini

Publicado em 13 de junho de 2016 às 06h00.

São Paulo – Mira uma vaga de trainee ou estágio ? Confira as oportunidades disponíveis nos programas com inscrições abertas em ordem crescente de término do prazo.

Liberty Seguros - estágio
Podem se candidatar estudantes dos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências econômicas, engenharia de produção e engenharia de gestão, engenharia da computação, estatística, ciências contábeis, publicidade e propaganda, matemática e marketing. É obrigatório ter formação prevista para o período entre julho de 2018 e dezembro de 2018. É preciso ter pelo menos o nível intermediário da língua inglesa, além de conhecimentos no pacote Office.

Salário: não informado
Inscrições:
até 13 de junho pelo site da Cia de Talentos

Thomson Reuters - estágio
Buscam-se estudantes de administração com ênfase em sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de informação, engenharia de sistemas, gestão da tecnologia da informação, redes de computadores, sistemas de computação, sistemas de informação e sistemas para internet. É preciso ter previsão de conclusão do curso superior entre julho de 2017 e julho de 2019, além de inglês avançado e bons conhecimentos no pacote Office. As vagas são para Campinas (SP).

Salário: não informado
Inscrições:
até 13 de junho pelo site da Cia de Talentos

CTC - estágio
Há vagas para universitários com graduação prevista para o período entre dezembro de 2016 e julho de 2018. Os cursos elegíveis são biologia, biotecnologia, engenharia (todas as ênfases), administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis, química e ciências da computação.

Salário: para penúltimo ano, 9,83 reais/hora; para último ano, 11,24 reais/hora
Inscrições: até 13 de junho pelo site da Cia de Talentos

BDO – trainee
São 100 oportunidades de trabalho para trainees na área de auditoria contábil, consultoria tributária e consultoria trabalhista. As vagas, para atuação na matriz em São Paulo, são direcionadas a estudantes ou recém-formados em ciências contábeis, administração, economia e cursos relacionados, com disponibilidade para atuar em período integral.

Salário: não informado
Inscrições: até 15 de junho pelo site do programa

Indra - trainee
A empresa busca recém-formados e estudantes dos cursos de graduação e  tecnólogos de engenharia da computação, ciência da computação, análise de sistemas, tecnologia da informação e correlatos. Será considerado diferencial o conhecimento em inglês e espanhol. As vagas são para São Paulo (SP), Campinas (SP) e Goiânia (GO).

Salário: 1.880 reais
Inscrições:
até 17 de junho pelo site VAGAS.com

Novo Nordisk - trainee e estágio
Podem se candidatar profissionais com formação prevista para o período entre julho de 2014 e julho de 2016 nos cursos de economia, gestão, relações internacionais, engenharia, marketing, farmácia e afins. É preciso ter inglês fluente e disponibilidade para mudanças.

Também há vagas de estágio para atuar na área comercial da mesma companhia. São procurados estudantes de administração de empresas, biomedicina, farmácia, marketing e publicidade e propaganda com formação prevista para o período entre dezembro de 2017 e julho de 2018. É preciso ter inglês a partir do nível intermediário, além de bons conhecimentos do pacote Office.

Salário: não informado
Inscrições:
até 19 de junho pelo site da empresa no caso do programa de trainees; até 8 de junho para as vagas de estágio pelo site do programa

Michelin - estágio
O programa é voltado para estudantes com previsão de formatura para julho de 2018 nos cursos de administração, comunicação social, contabilidade, economia, engenharia (qualquer uma, porém tendo concluído curso em técnico em segurança do trabalho), engenharia de automação, engenharia elétrica, engenharia mecânica e relações internacionais. Também há vagas para estudantes de cursos técnicos nas áreas de mecânica, química, elétrica e instrumentalista. As vagas são para o Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Campo Grande e Resende). Inglês é obrigatório, e francês será considerado diferencial.

Salário: 1,1 mil reais
Inscrições:
até 19 de junho pelo site VAGAS.com

Grupo São Martinho - estágio
A empresa busca jovens que estejam cursando agronomia, engenharia agronômica ou engenharia agrícola com formação prevista para dezembro de 2016.As vagas são para cidades nos estados de São Paulo e Goiás.

Salário: não informado
Inscrições:
até 19 de junho pelo site VAGAS.com

Grupo Fleury - trainee
Há 10 vagas para profissionais graduados entre junho de 2014 e julho de 2016. É preciso ter inglês avançado e disponibilidade para mudanças.

Salário: não informado
Inscrições:
até 26 de junho pelo site do programa

Copersucar - estágio
O programa recruta 8 estudantes de ensino superior para trabalhar em áreas como planejamento, controladoria, financeiro, RH, jurídico, controles internos, entre outras. Para se candidatar, é preciso estar matriculado em cursos de administração, economia, engenharias, direito, psicologia, matemática ou estatística, com formação prevista para o período entre julho de 2017 e julho de 2018. As vagas são para São Paulo (SP).

Salário:
não informado
Inscrições:
até 27 de junho pelo site da Cia de Talentos

Moore Stephens - trainee
A empresa contrata graduandos ou recém-graduados em ciências contábeis, administração de empresas, análise de sistemas, ciências da computação ou direito. É obrigatório ter disponibilidade para viagens constantes e trabalho integral, além de conhecimentos de informática e inglês intermediário.

Salário: não informado
Inscrições:
até 27 de junho pelo site da empresa

Lojas Americanas - estágio
A empresa busca estudantes de administração, ciências contabéis, economia, marketing e engenharia de produção. É preciso ter formação prevista para dezembro de 2016.

Salário: não informado
Inscrições:
até 30 de junho pelo site do programa

Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE - CE) - estágio
Há vagas destinadas a estudantes de dreito das instituições conveniadas com o governo do estado do Ceará.

Salário: 875,09 reais, além de auxílio-transporte
Inscrições:
até 30 de junho. É preciso comparecer à sede da Procuradoria-Geral do Estado, no CETREI, localizado na rua Dr. José Martins Rodrigues, 150, Bairro Edson Queiroz. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Há mais detalhes no site da PGE-CE.

WestRock – estágio
As oportunidades são para estudantes de nível técnico e superior. No total, 19 vagas estão abertas nas unidades de Três Barras (SC), Pacajus (CE), Blumenau (SC) e em Valinhos (SP). As vagas de nível superior são para estudantes matriculados nos cursos de ciência da computação, administração de empresas, engenharia florestal, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia química, engenharia de produção e engenharia de automação e controle. Já para as vagas de nível técnico, os alunos precisam estar regularmente matriculados nos cursos técnico em química ou técnico em mecânica.

Salário: não informado
Inscrições: até 30 de junho pelo site da WestRock

Mexichem Brasil - estágio
Há 20 vagas para estudantes de todas as áreas. Os locais de trabalho são São Paulo (SP), Joinville (SC), Ribeirão das Neves (MG), Sumaré (SP) e Suape (PE).

Salário: de 1,1 mil a 1,6 mil reais
Inscrições:
até 30 de junho pelo site da Companhia de Estágios

LG Electronics - estágio
Há 15 vagas. As vagas são para os cursos de administração, comércio exterior, ciências contábeis, ciências da computação, direito, economia, sistemas de informação, marketing, publicidade e propaganda e jornalismo. Podem se candidatar apenas estudantes que estejam cursando do 2° ano da faculdade em diante, com conclusão prevista para junho de 2018.

Salário: de 1.200 a 1440 reais
Inscrições
: até 30 de junho pelo site da Companhia de Estágios

Neodent - trainee
Para participar do processo, é necessário ter concluído a graduação entre junho de 2014 e junho de 2016. É importante ter mobilidade geográfica e inglês fluente. Uma segunda língua estrangeira é desejável. As vagas são para Curitiba (PR).

Salário: não informado
Inscrições:
até 1º de julho pelo site VAGAS.com

Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados - estágio
O escritório seleciona estudantes de Direito que cursam do 5º ao 8º semestres. É necessário falar inglês fluentemente e ter disponibilidade para atuar na capital paulista.

Salário: não informado
Inscrições:
até 1º de julho. Para se candidatar, é preciso mandar um email para trabalhe.conosco@souzacescon.com.br . Mais informações sobre o processo seletivo estão no site do escritório.

Under armour – estágio
As oportunidades são quem está no penúltimo ano em cursos de administração de empresas, economia, contabilidade, análises de sistema, engenharia, marketing, publicidade. Nível de inglês avançado ou fluente é um requisito, assim como conhecimentos intermediários de Excel. É preciso ter disponibilidade para trabalhar em Barueri (SP).

Salário: não informado
Inscrições: até 31 de julho pelo Vagas.com

Philips – estágio
As vagas são para Blumenau (SC). Há vagas na área de desenvolvimento de software - para quem está cursando superior ou técnico na área de TI (tendo ainda dois anos de formação), tem conhecimento / experiência com desenvolvimento em Java e/ou Delphi - na área de suporte ao cliente - para quem está cursando superior ou técnico nas áreas de TI ou administração / financeiro e experiência anterior com atendimento ao público. Há ainda vagas de estágio nas áreas de recursos humanos – para quem cursa superior ou técnico em administração ou administração com ênfase em RH e bom conhecimento do pacote office. É desejável experiência com rotinas administrativas. E, por fim, a empresa também oferece estágio no setor administrativo, para quem cursa superior ou técnico em administração ou finanças e tem bom nível de conhecimento em Excel. Nesse caso, experiência anterior com atividades administrativas / financeiras é desejável. Em todos os casos o conhecimento de inglês também é desejável ou um diferencial competitivo para candidatos.

Salário: não informado
Inscrições: as contratações serão imediatas, interessados podem cadastrar currículo no site da Selecionar Talentos

Rhodia – estágio
A empresa busca estudantes de nível superior com previsão de conclusão da graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 com nível intermediário de inglês, bons conhecimentos do Pacote Office e disponibilidade para trabalhar no interior paulista e Grande São Paulo. As vagas são nas áreas de agrobusiness, compras, comunicação, desenvolvimento & aplicação, engenharia de processos, engenharia de projetos, excelência operacional, finanças, gestão de qualidade, gestão econômica, jurídico, laboratório de análises , laboratório de corrosão, laboratório fisio química, laboratório de biomassa, laboratório piloto, logística, manutenção, marketing, meio ambiente, pesquisa & desenvolvimento, processos sílica, produção, projetos elétricos, projetos energia, projetos engenharia civil, projetos engenharia mecânica, projetos engenharia química, qualidade, recursos humanos, relações governamentais, saúde, segurança & meio ambiente e tecnologia da informação. São cerca de 100 vagas.

Salário: 1.690 reais
Inscrições: pelo site da Rhodia o prazo não foi informado.

Neoenergia- estágio
O programa é voltado para quem tem entre 18 e 25 anos previsão de formatura entre junho de 2018 e dezembro de 2019 nos cursos de administração; ciências da computação; ciências biológicas; ciências contábeis; comércio exterior; comunicação Social (jornalismo, publicidade, propaganda e relações públicas), comunicação visual; desenho industrial; design; direito; economia; engenharias; estatística; geografia; geologia; informática; marketing; pedagogia; psicologia; sistemas de informação. Inglês é desejável e conhecimento intermediário do Pacote Office é um requisito.As vagas são para os estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

Salário: não informado
Inscrições: pelo Vagas.com. O prazo não foi informado.

Termo Thermo Fisher Scientific – estágio
Podem se candidatar estudantes universitários a partir do segundo ano de cursos como ciência da computação, engenharia de produção, engenharia elétrica, administração, economia, ciências contábeis, marketing, publicidade e propaganda, comunicação social, psicologia, sistemas de informação, química, farmácia, ciências biológicas, engenharia química, entre outros. Os candidados devem ter, preferencialmente, conhecimento de inglês.

Salário: não informado. Benefícios: vale-refeição , vale-transporte, seguro de vida, plano de saúde e odontológico.
Inscrições: pelo site da Cia de Estágios. O prazo não foi informado.

Hydro Brasil - trainee
A empresa busca profissionais fluentes em inglês com até dois anos de graduação nos cursos de engenharia (mecânica, elétrica, química, metalurgia, automação, minas), administração de empresas e contabilidade.

Salário: não informado
Inscrições:
pelo site da empresa. O prazo não foi informado.

Serasa Experian - trainee
A empresa busca profissionais com bacharelado em qualquer área formados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016. É preciso ter inglês avançado e disponibilidade para residir em outra cidade ou estado.

Salário: não informado
Inscrições:
pelo site do programa. O prazo não foi informado.

OdontoPrev - trainee
O programa é destinado a profissionais com graduação prevista para o período entre junho de 2014 e julho de 2016. Os cursos mirados são administração, economia, ciências da computação, engenharia, marketing, odontologia e relações internacionais. É desejável inglês avançado, enquanto espanhol será diferencial. As vagas são para Alphaville/Barueri, em São Paulo.

Salário: não informado
Inscrições:
pelo site do programa. O prazo não foi informado.

Fundação Mudes - estágio
Há 206 vagas para estudantes de nível superior e técnico. . As formações com o maior número de vagas são as seguintes: ensino médio (47), administração (29), direito (17), ciências contábeis (11), técnico em administração (7), entre outras profissões.

Salário: não informado
Inscrições:
pelo site da Fundação. O prazo não foi informado

XP Investimentos - estágio
Podem participar do processo seletivo estudantes dos cursos de administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis, recursos humanos, jornalismo ou comunicação social. É preciso se formar em dezembro de 2017 e ter inglês avançado ou fluente. As vagas são para a cidade de São Paulo.

Salário: não informado
Inscrições:
pelo site da Cia de Talentos. O prazo não foi informado.

Syngenta – estágio
Há oportunidades nas áreas de marketing, comercial vendas e customer.

Salário: não informado
Inscrições: pelo site da Cia de Talentos. O prazo não foi informado.

CargoX - estágio
Há vagas para estágio nas áreas de marketing e atendimento. Podem se candidatar estudantes de cursos ligados a comunicação e negócios. Não é necessário ter experiência anterior na função.

Salário: não informado
Inscrições:
o candidato deve enviar um currículo para contato@cargox.com.br com a área que deseja trabalhar (vendas, operacional, marketing e administrativo) no “assunto” do e-mail. O prazo não foi informado.

Roche – estágio
Há vagas para estágio em auditoria interna, assuntos regulatórios e desenvolvimento estratégico.

Salário: não informado
Inscrições: pelo site da Cia de Talentos. O prazo não foi informado.

Even- estágio
O programa de estágio ‘Futuroeven Técnico’ é voltado para estudantes de engenharia de civil a partir do 3º ano e oferece oportunidades para trabalhar nas obras de empreendimentos comerciais e residenciais e em áreas de suporte aos processos de obra.

Salário: não informado
Inscrições: para participar do processo seletivo basta se cadastrar no Nube. Não há prazos para inscrição, o banco de talentos da companhia é atualizado semanalmente, assim como a abertura de vagas.

Mondelez – estágio
São cerca de 80 vagas oferecidas pela companhia ao longo do ano para trabalhar nas cidades de São Paulo (SP), Bauru (SP), Curitiba (PR), Piracicaba (SP), Recife (PE) e Vitória de Santo Antão (PE). Para participar da seleção, é preciso que a previsão de graduação aconteça entre julho de 2017 e julho de 2018. As vagas são oferecidas em diversas áreas: manufatura, pesquisa e desenvolvimento, vendas, trade marketing, finanças, entre outras. Inglês é desejável, assim como conhecimentos do pacote Office. O estágio é de 30 horas semanais com duração de até dois anos e com possibilidade de efetivação.

Salário: não informado.
Inscrições: o ano todo pelo Vagas.com

EY – trainee
Com vagas para as áreas de auditoria, consultoria, impostos e transações corporativas, o programa oferece oportunidades em Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O programa é destinado a universitários a partir do 2º ano de graduação ou recém-formados (até dois anos) nos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, economia, engenharia (todas), estatística, física, cursos de TI, matemática e relações internacionais. Nível intermediário de conhecimento na língua inglesa é desejável.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site Vagas.com

Sodexo – trainee
A empresa tem um processo seletivo contínuo para vagas em todo Brasil. Podem se candidatar formados em cursos superiores de nutrição, gastronomia, engenharia dos alimentos e economia doméstica. Bons conhecimentos de Excel, Word e Power Point são requisitos.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo Vagas.com

Deloitte - trainee
Podem se candidatar universitários a partir do 2º ano de graduação ou recém-formados nos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, comércio exterior, direito, economia, estatística, relações internacionais, biologia, engenharia (todas), informática, matemática, sistemas de informação, ciência da computação, processamento de dados, análise de sistemas e física. É preciso ter nível ao menos básico de inglês para candidatos na área de outsourcing e nível intermediário para candidatos às demais áreas. A área de outsourcing também requer, no mínimo, 6 meses de experiência para contábil, financeiro e fiscal. É necessário ter disponibilidade para trabalhar em período integral e para viagens.

Salário: não informado. A empresa oferece vale-transporte, ticket alimentação, plano de saúde, previdência privada, seguro de vida em grupo, PLR
Inscrições:
o ano todo pelo Vagas.com

Sanofi - estágio
O processo de seleção acontece o ano inteiro e, mensalmente, há abertura de oportunidades de estágio nas áreas de administração, biologia, bioquímica, ciências da computação, ciências contábeis, comunicação social, contabilidade, direito, economia, enfermagem, engenharias, farmácia, marketing, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado e sistemas de informação. Selecionados vão trabalhar em São Paulo (SP), bairro do Morumbi.

Salário: de 1.630 reais (6 horas diárias) a 2.171 reais (8 horas diárias).
Inscrições: o ano todo pelo site da Sanofi ou da Page Talent

Pinheiro Neto - estágio
Podem se candidatar estudantes de todos os anos da graduação em Direito. Inglês avançado ou fluente é desejável. As vagas são para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Salário: não informado
Inscrições:
o ano todo pelo site da Cia de Talentos

Gemalto – estágio
O programa de estágio é destinado a universitários de antepenúltimo, penúltimo e último ano de graduação dos seguintes cursos: administração, ciências da computação, comércio exterior, economia, engenharia da computação, engenharia elétrica, sistema da informação, marketing, psicologia, recursos humanos, relações internacionais e relações públicas. O programa tem duração de até dois anos e carga horária flexível entre 20 e 40 horas semanais.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site da Gemalto

Ipiranga- estágio
O programa de estágio acontece durante todo o ano, conforme o surgimento de oportunidades.As inscrições estão sempre abertas, com oportunidades para estudantes do penúltimo ou último ano do ensino superior e último ano do curso técnico.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site Ipiranga

Nestlé - estágio
A empresa busca candidatos com formação prevista entre julho de 2017 e dezembro de 2017. São aceitos todos os cursos de graduação de acordo com o setor de atuação. Ter inglês no mínimo intermediário é pré-requisito, assim como conhecimentos do Pacote Office e disponibilidade para início imediato.

Salário: não informado
Inscrições:
o ano todo no site da Cia de Talentos

Santander - estágio
No programa de estágio contínuo do banco, há vagas para estudantes a partir do 2º semestre para técnicos e tecnólogos e a partir do 3º semestre para bacharéis. As oportunidades são para estudantes de diversas áreas, como administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharias, marketing, relações internacionais, entre outros. A formação mínima é dezembro de 2016.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site da Page Talent

Henkel - estágio
Há vagas pontuais anunciadas durante todo o ano. Oportunidades estão abertas agora para estágio na área de compras e de sistema da qualidade.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site da empresa

São Paulo - Você está enganado se pensa que o desafio de um trainee termina quando ele vence a concorrência e consegue ser aprovado num disputado processo seletivo. Ao longo de sua trajetória, ele passará por inúmeras provas de resistência e jogo de cintura - das quais depende sua permanência e também sua ascensão na empresa que o acolheu. EXAME.com reuniu com exclusividade as histórias de 8 executivos brasileiros que começaram como trainees e hoje são diretores e vice-presidentes de empresas como Ambev, L’Oréal, 3M, Whirpool, Citi e Itaú Unibanco. Os relatos trazem lições valiosas sobre como se destacar e crescer na companhia após o término do programa de trainee. Navegue pelas imagens para conhecê-los.
  • 2. Caio Ibrahim David, VP executivo do Itaú Unibanco

    2 /10(Divulgação)

  • Veja também

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Em 1987, na área de finanças. Na época, ainda estava no 2º ano da faculdade de engenharia e precisou conciliar a grade de disciplinas do curso, que era integral, com o trabalho. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    Um ano depois de entrar na empresa como trainee, Caio foi promovido a analista júnior. Ao final da graduação, já era analista pleno. Nos anos seguintes, ele buscou complementar sua formação acadêmica. Fez pós-graduação em economia e finanças e um mestrado em controladoria, ambos na USP (Universidade de São Paulo), além de um MBA na New York University. O investimento em qualificação foi a chave para desenvolver sua carreira no banco e chegar até a posição atual. O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    Vice-presidente executivo do Itaú Unibanco aos 48 anos de idade, Caio diz que sua carreira é fruto do investimento constante da empresa no desenvolvimento de seus talentos.  Embora não enxergue uma única “fórmula” para o sucesso, ele destaca algumas posturas essenciais para qualquer trainee que sonha em crescer dentro da empresa em que ingressou. “É necessário gostar muito do que se faz, identificar-se com os valores éticos e com a cultura da empresa e vislumbrar oportunidades de se diferenciar, sempre com disposição para fazer o seu melhor”, afirma o executivo.
  • 3. Júlia Sève, diretora da divisão cosmética ativa da L’Oréal Brasil

    3 /10(Divulgação)

  • Quando ingressou na empresa como trainee?
    Júlia entrou na L’Oréal em 2002, pelo programa de trainee sênior da empresa. Nessa fase, trabalhou tanto na divisão de luxo quanto na área dedicada ao grande público. “Minha experiência como trainee foi muito importante para conhecer de fato como a L’Oréal funciona, seus valores e processos”, afirma a diretora. “Carrego até hoje os aprendizados que acumulei nesse período”. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    O processo de crescimento de Júlia na empresa foi longo - e cheio de trabalho. “Foram 13 anos em que tive que encarar muitos desafios, assumir novas marcas, trabalhar fora do Brasil, implementar novos modelos e gerir muitas pessoas”, conta a executiva. De promoção em promoção, ela acabou se tornando diretora geral da divisão cosmética ativa da L’Oréal no Brasil, que responde pelas marcas La Roche-Posay, SkinCeuticals e Vichy. O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    Para Júlia, o trainee tem uma oportunidade única: a de mergulhar de cabeça numa marca. Se, nesse processo, ele descobre que se identifica verdadeiramente com a empresa, deve batalhar para permanecer nela. “Trabalhei bastante para mostrar o quanto eu gostaria de continuar a minha carreira na L’Oreál”, afirma a executiva. A ascensão profissional dentro da organização pode demorar, mas vale a pena, segundo ela. “Quando você se compromete e começa a sonhar com aquele resultado, não tem por que voltar atrás”, diz.
  • 4. Pedro Lorenzini, VP de mercados do Citi Brasil

    4 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    O executivo participou do programa de trainee oferecido pelo banco entre os anos de 1988 e 1989. Segundo ele, o processo de preparação dos aprovados era bastante completo e intenso, o que lhe ajudou a preencher as lacunas que ainda trazia de sua formação acadêmica então recém-terminada. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    Enquanto ainda era trainee, Pedro passou por diversos núcleos do Citi. Trabalhou na área de back-office, finanças e controladoria, middle-office, estruturação e venda de produtos de tesouraria, mesas de gestão de liquidez e risco proprietário. Finalmente, aterrissou na área de “Markets and Securities Services”, da qual se tornou vice-presidente. O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    De acordo com Pedro, apesar do investimento oferecido pelas empresas em programas de trainee, a continuidade da ascensão profissional depende muito do empenho e da dedicação pessoal de cada um. “Ser aceito num programa de trainee é uma grande vitória, mas é só o início do caminho”, diz ele. “A carreira corporativa sempre sofre um afunilamento, então em algum momento haverá uma nova ‘etapa de seleção’ e só quem tiver investido em seu próprio desenvolvimento terá chances de ascender". O diretor do Citi recomenda aos jovens trainees que estejam abertos e se dediquem a aprender tudo que lhes for oferecido como experiência ou tarefa. Além disso, diz Pedro, é sempre bom lembrar que muito tempo da sua vida será dedicado à sua carreira - é importante, portanto, gostar verdadeiramente do que você faz.
  • 5. Rodrigo Daud, diretor comercial de polimetálicos da Votorantim

    5 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Formado em engenharia mecânica, Rodrigo trabalhava como estagiário na Votorantim em 1999, quando surgiu a oportunidade de participar do processo de seleção para trainee. Sua entrada na Votorantim Metais como trainee ocorreu um ano depois, em 2000. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    Ao longo dos últimos 16 anos, Rodrigo passou por diversos cargos dentro da empresa. Seu primeiro grande desafio de liderança apareceu quando foi promovido a gerente geral comercial da área de zinco, função estratégica para a Votorantim e de grande exposição global. “Essa experiência me preparou para assumir, em 2011, o cargo de presidente da U.S. Zinc, empresa da Votorantim baseada nos Estados Unidos”, conta. Em 2016, retornou ao Brasil para assumir a diretoria comercial de polimetálicos da companhia. O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    Para o executivo, um trainee deve entender quais são os desafios para os quais precisa se preparar e tomar a iniciativa de se movimentar naquela direção, sem esperar que a organização traga algo pronto. “Antes de ser promovido, imagine-se na posição que você está almejando e identifique os possíveis pontos que devem ser desenvolvidos para quando o desafio realmente chegar”, orienta. Ele ainda destaca que tudo começa pela escolha da empresa em que o jovem procura trabalhar. “Procure se informar bastante sobre o negócio da companhia, seus valores e sua cultura para saber se você realmente se identifica com ela”, diz Rodrigo. O executivo também recomenda ao trainee manter sempre uma postura humilde e apreciar a diversidade de opiniões, perfis e culturas numa organização.
  • 6. Camila Durlacher, diretora de P&D da 3M do Brasil

    6 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Camila entrou na 3M como trainee na área de pesquisa e desenvolvimento em 2000. Nos 18 meses do programa, participou de projetos em diferentes núcleos da empresa, como marketing e manufatura, o que lhe rendeu aprendizados sobre a forma de funcionamento da empresa e também a oportunidade de construir um valioso networking interno. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    A princípio, Camila trabalhou com desenvolvimento de produtos de saúde e segurança ocupacional. Em seguida, tornou-se coordenadora de propriedade intelectual, assunto pelo qual se apaixonou quando ainda era trainee. Foi promovida a gerente técnica nos Estados Unidos e, alguns anos mais tarde, foi alçada à posição de diretora técnica da empresa na Argentina. Finalmente chegou o convite para voltar ao Brasil e assumir a diretoria de pesquisa e desenvolvimento. O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    A executiva atribui sua história de sucesso à humildade para reconhecer os pontos em que precisava se desenvolver mais, além da flexibilidade para se ajustar a novas condições, ambientes e pessoas. Para jovens que sonham com uma trajetória semelhante, seu conselho é muito trabalho e dedicação, especialmente nas fases iniciais da carreira. “A sorte favorece as mentes preparadas”, diz Camila. “Nunca deixe de se desafiar e se desenvolver sempre, para estar pronto para quando surgirem as oportunidades”.
  • 7. Daniel Cordeiro, diretor de cervejas especiais da Ambev

    7 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Daniel participou do programa de trainee da Ambev em 2008. Durante um ano, ele passou por treinamentos em todas as áreas da empresa. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    Logo após o primeiro ano como trainee, ele foi alocado na área comercial como supervisor de vendas e coordenador de eventos. Na Copa do Mundo de 2010, trabalhou como assistente de marketing para a marca Brahma, assumindo também um posto na área de mídias. Nos três anos seguintes, assumiu as Marcas Antarctica Sub Zero, Bohemia e Brahma. Em 2015 foi convidado a liderar a área de cervejas especiais no Brasil, cargo em que está até o momento.

    O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?
    Daniel é a favor de sonhos ambiciosos. Para seu sucesso profissional, diz ele, sempre foi importante apostar em ideias ousadas e brigar por elas. “O trainee não pode perder a vontade de conquistar, de transformar”, afirma. Ele também recomenda que o jovem tenha uma postura construtiva, questionadora e dedicada. “Saiba ouvir, peça feedbacks e sempre deixe a mente aberta a novas ideias”, resume.
  • 8. Fernando Araújo, diretor de finanças da GE Grid Solutions para a América Latina

    8 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Fernando começou sua carreira na GE em 2005, como analista financeiro. Em 2006, participou do processo seletivo de trainees da empresa e foi aprovado para trabalhar no departamento de finanças. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    Após o programa de trainee, Fernando ingressou em um programa de aceleração de carreiras da empresa, o CAS (Corporate Audit Staff). Essa etapa durou 5 anos e meio, e incluiu passagens por quase todos os negócios industriais da GE. Em 2013, passou a ocupar o cargo de executivo de auditoria para a América Latina. Nos dois anos seguintes, atuou como líder de planejamento financeiro e estratégico para a GE na América Latina. Em janeiro de 2016, aos 35 anos, foi nomeado diretor financeiro para o negócio de “grid solutions” para a América Latina.

    O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?

    Fernando acredita que seu crescimento na GE dependeu fortemente de sua vontade de fazer o seu melhor todos os dias e valorizar as pessoas ao seu redor. Seu conselho para os trainees é conhecer os seus próprios limites e não se abalar com suas eventuais falhas, porque elas fazem parte do crescimento de qualquer profissional. “É importante ser persistente e procurar dar sempre o máximo de si”, diz o diretor.
  • 9. Ricardo Ubrig, diretor de vendas da Whirlpool para a América Latina

    9 /10(Divulgação)

    Quando ingressou na empresa como trainee?
    Graduado em administração pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Ricardo entrou para a turma de trainees da Whirpool em 2006. Como foi o processo até chegar à diretoria?
    O executivo foi efetivado em 2007, no cargo de supervisor de vendas na área de purificadores de água. "Quando era trainee, eu havia desenvolvido meu projeto nessa área, então foi muito natural permanecer nela”, conta. Depois da passagem pelo núcleo de água, Ricardo passou 6 anos alternando entre marketing e vendas em quatro posições diferentes. Em 2013, foi promovido a diretor de marketing e, em 2015, foi alçado ao cargo de diretor de vendas da companhia.

    O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?

    “O programa de trainee mudou minha vida, principalmente pela intensidade do treinamento, que nunca tive igual na vida”, conta Ricardo. “Passei por experiências que foram essenciais para saber tomar determinadas decisões hoje em dia". Para o diretor da Whirpool, muitos jovens estão preocupados demais em conseguir uma promoção rápida - e se esquecem de investir no desenvolvimento genuíno de suas carreiras. Ele diz que é melhor tirar o foco dos cargos e dos tempos de promoção, e concentrar suas energias na escolha de uma empresa alinhada aos seus valores. “A partir daí você deve se preocupar em entregar mais e melhor, independentemente da velocidade com que os seus pares estão subindo”, afirma. “A carreira é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros”.
  • 10. Por falar em trainee...

    10 /10(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosOportunidades de estágiosoportunidades-para-trainees

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame