Carreira

4 aulas gratuitas ensinam a usar o metaverso para ganhar mais em sua profissão (em qualquer área)

Nova tecnologia deve movimentar US$ 5 trilhões até 2030 e precisará de profissionais de muitos setores

Metaverso: o conceito pode ser definido como um novo formato de plataforma que serve para criação de aplicativos e ferramentas de interação social (Getty Images/Reprodução)

Metaverso: o conceito pode ser definido como um novo formato de plataforma que serve para criação de aplicativos e ferramentas de interação social (Getty Images/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2022 às 17h24.

Última atualização em 17 de agosto de 2022 às 17h37.

Independentemente da sua área de formação, você já deve ter ouvido falar sobre metaverso nos últimos tempos. O tema ganhou destaque das rodas de conversa às salas de negociações de grandes empresas desde que emergiu como a grande revolução tecnológica do século 21. 

Diante do interesse sobre o tema, diversas pessoas passaram a buscar entender melhor sobre a tecnologia. Com poucas pesquisas no Google já é possível perceber que o metaverso é um conceito que tem potencial para praticamente tudo, da economia à conexão entre as pessoas, passando pelo mercado de trabalho e pelo entretenimento. 

A estimativa da consultoria McKinsey é de que o metaverso vai movimentar US$ 5 trilhões até 2030.

Conteúdo gratuito: clique aqui e descubra como usar o metaverso para ganhar mais em sua profissão!

E é exatamente por isso que aumentou o interesse de profissionais por cursos e especializações em metaverso. Todo mundo quer entender o que é essa nova tecnologia, como ela funciona e como pode ser aplicada no dia a dia de cada profissão. Nesse ponto, várias dúvidas surgem como:

  • O que é o metaverso?
  • A tecnologia é para todos?
  • Quem já está usando?
  • O metaverso é só para quem é da área de tecnologia?
  • Quem pode ganhar dinheiro no metaverso? E como? 
  • Preciso mudar de profissão para lucrar com a nova tecnologia?
  • Posso inserir o metaverso na minha profissão? 

Todas essas dúvidas são respondidas na série Explorando o Metaverso, uma sequência de quatro aulas gratuitas que têm como professor o especialista formado pelo MIT, e VP da EXAME, Rodrigo Godoy. O curso 100% online e gratuito já está com as duas primeiras aulas liberadas. Para assisti-las e receber as próximas até o dia 23 de agosto, basta fazer a inscrição clicando aqui. 

Os alunos do Explorando o Metaverso sairão das aulas sabendo: 

  1. Quais são os recursos, hoje, disponíveis no metaverso;
  2. Como utilizar as novas tecnologias de metaverso no seu trabalho;
  3. O que o mercado espera do metaverso para os próximos anos;
  4. Como entrar no metaverso de forma estratégica para ganhar dinheiro.

QUERO PARTICIPAR DO EXPLORANDO O METAVERSO GRATUITAMENTE

Para você não chegar perdido às aulas, vamos dar uma rápida contextualizada no tema. 

O que é o metaverso?

Pense no metaverso como a internet: um ambiente em que você pode escrever conteúdo, acessar conteúdo, mandar mensagens para os seus amigos, assinar contratos e construir negócios, mas tudo isso em um espaço virtual compartilhado hiper-realista, imersivo e interativo.

O conceito pode ser definido como um novo formato de plataforma que serve para criação de aplicativos e ferramentas de interação social. É formado por ambientes virtuais que simulam o mundo real, onde as pessoas são representadas por seus avatares. 

Nada mais é do que um mundo alternativo baseado na realidade virtual, realidade mista e realidade aumentada, que os usuários podem acessar através de vários dispositivos e plataformas diferentes. Alguns especialistas dizem que o metaverso é a internet se libertando dos objetos em nossas mãos e nossas mesas. 

Por que é uma grande oportunidade?

Assim como a internet tal qual a conhecemos hoje, a expectativa é de que o metaverso torne-se parte da vida das pessoas e traga funções indispensáveis. A tecnologia deve criar novos modelos de negócios, novas empresas e levar a economia digital para um caminho que ainda não vislumbramos.

Apesar de as estimativas de valor econômico do metaverso serem para 2030, hoje, em 2022, já existem empresas bilionárias e muitos profissionais lucrando alto com o desenvolvimento desse universo digital.

Diversas empresas, de praticamente todos os setores da economia, estão criando seu próprio metaverso ou adentrando algum ambiente já programado e existente. Alguns exemplos são Disney, Gucci, Adidas, Boeing, Stella Artois e Lojas Renner, além de universidades e outras plataformas de educação e até mesmo instituições de saúde.

Se a tendência é que o mundo, de maneira geral, vá se dedicar a cada vez mais interações em ambientes digitais, então em algum momento, inevitavelmente, todos os tipos de trabalho devem assumir novas formas, compatíveis com a realidade virtual. Assim, qualquer profissional pode usar a ferramenta para potencializar a sua área, seja ela qual for.

Saia na frente! Clique aqui e descubra como dar o primeiro passo para dominar as técnicas e ferramentas dessa nova tecnologia

Acompanhe tudo sobre:Metaverso

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões