Carreira

3 exemplos de uso errado de conectivos em português

Diogo Arrais, professor de português, mostra trechos com conectivos empregados de maneira inadequada

 (scyther5/Thinkstock)

(scyther5/Thinkstock)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 16 de novembro de 2016 às 14h00.

Última atualização em 16 de novembro de 2016 às 14h00.

Priorizar nos meus resultados Google

Quem precisa da escrita sabe: é preciso atenção ao uso dos conectivos. Vejamos um parágrafo inadequado:

"O novo secretário é José de Freitas, ex-titular da pasta de finanças que pediu demissão há um mês e aceitou o convite para voltar à administração."

Sabe-se que a conjunção "e" é aditiva, ou seja, tem o papel de acréscimo. Analisando o trecho acima, pergunta-se: o novo secretário aceitou o convite para voltar à administração agora ou há um mês, quando pediu demissão da pasta de finanças? Certamente não.

Ficaria mais adequado assim:

"O novo secretário é José de Freitas, ex-titular da pasta de finanças, que pediu demissão há um mês, mas agora aceitou o convite para voltar à administração."

Vejamos este outro trecho:

"Como a empresa, entretanto, está em péssima situação financeira, deverá, além disso, investir o que for possível neste projeto."

Há conectivos em excesso: "como"; "entretanto"; "além disso". Seguem duas sugestões:

"Como nossa empresa está em péssima situação financeira, devemos investir o que for possível neste projeto". (ideia de causa e consequência)

"Nossa empresa está em péssima situação financeira, porém devemos investir o que for possível neste projeto." (ideia de adversidade, contrariedade)

Em qualquer manual de redação, existe a recomendação para se tomar cuidado com frases longas e desconexas. Analisemos esta:

"A comissão encontrou equipamentos velhos no laboratório e muitas amostras de órgãos abandonados, que deveriam servir para o diagnóstico de câncer, mas já foram analisadas as lâminas com o exame preventivo, que também estavam esquecidas e foram alvo de denúncias na semana passada."

Quando assim ocorrer, é melhor recorrer ao ponto e a outros conectivos:

"Alvo de denúncias na semana passada, a comissão encontrou equipamentos velhos no laboratório e muitas amostras de órgãos abandonados, que deveriam servir para o diagnóstico de câncer. Além disso, foram encontradas lâminas com o exame preventivo, igualmente esquecidas."

Um grande abraço e siga-me pelas mídias sociais!

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa
Autor Gramatical pela Editora Saraiva

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Português

Mais de Carreira

Do analista ao presidente na mesma trilha: como funciona a educação corporativa feita sob medida

Com 32,2% de mulheres na liderança, Brasil ultrapassa potências europeias; revela estudo

O segredo do luxo centenário e da liderança de alto impacto: Daniela Gontijo fala à Comunidade HIPs

De médico a executivo: como Leonardo Rolim construiu a carreira até chegar a direção do Einstein