10 truques para tornar viagens de trabalho mais produtivas
Viagens de trabalho podem ser cansativas, por isso é preciso tornar esses momentos produtivos, rápidos e agradáveis. Veja alguns truques e atitudes para isso
Da Redação
Publicado em 26 de julho de 2012 às 16h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
O recurso mais bacana que as principais companhias áreas fornecem é o check-in web, que permite que você embarque sem passar pelo guichê caso não tenha bagagem a ser despachada. Basta entrar no site da companhia e preencher seus dados. Outra coisa legal é usar sua "fidelidade" e conquistar um cartão como o TAM Fidelidade vermelho ou SMILES Ouro, que possuem fila especial e check-in prioritário. Caso não consiga acumular milhas, as Cias áreas oferecem a possibilidade de cartões de crédito que oferecem benefícios parecidos ou até maiores.
Eu sou fanático por malas, tenho coleção de malas, em especial as pequenas, para uso interno nas cabines do avião. Dê preferência às malas com rodas multidirecionais, que se movem para todos os lados e facilitam a locomoção. Melhor que sejam impermeáveis, principalmente se você precisar despachar e não quiser ter surpresas ruins com um tempo chuvoso.
Isso economiza muito tempo. Para que você não precise pegar pente, escova de dentes, perfume, maquiagem e barbeador toda vez que for viajar, tenha uma nécessaire separada e arrumada para estas ocasiões. A dica também vale para conjunto de pijamas, carregador de celular, etc.
Eu nunca viajo no último vôo disponível, sempre peço para minha equipe ou ao organizador do evento um vôo antes do último ou depois do primeiro. Isso cria um "backup", se perder o vôo ou tiver qualquer problema, não perco o evento, pois tenho a certeza de ter uma opção. Quando chego mais cedo no aeroporto, vou ao check-in e peço a antecipação (em 90% dos casos, eu consigo sem problemas e sem pagar taxas).
Eu costumo pensar assim: se eu tiver de esperar 3 horas para embarcar, o que vou fazer? Eu sempre carrego a bateria do meu notebook antes de ir para o aeroporto, assim tenho 1h30 para trabalhar. Levo o iPad, que é excelente para ler livros e e-mails (apesar de não gostar de responder por ele). Também levo meu Windows Phone com todos os dados de vôo, jogo de damas e minhas músicas preferidas. E uso bastante os softwares: TripAdvisor, FoodBrasil, Climatempo, TAM Mobile, Kayak Flight Status.
Se tiver despachado bagagem, assim que pegar a mala na esteira faça um check-up geral, pois depois que sair do aeroporto a Cia Área não reembolsa em caso de qualquer problema. Eu descobri que as malas em que colocamos o adesivo de "frágil" chamam atenção dos ladrões de aeroporto (eles acham que têm eletrônicos ou algo de valor). Por duas vezes tive malas violadas em Guarulhos quando colocava como "frágil". É sempre bom usar boas etiquetas identificadoras para evitar confusões.
Sempre procuro dobrar minhas camisas de um jeito que evite amassar. Ao longo do tempo, fui desenvolvendo várias técnicas. A primeira é levar camisas que amassam pouco, de preferência com fio 120. Ao dobrar, coloco um papelão do tamanho de um A4 no meio da blusa e a "envelopo" num saco plástico. Ao chegar, penduro logo no cabide. A mesma estratégia vale para saias e calças.
Eu não costumo ir à academia de hotel, por um motivo simples: levar um tênis na mala ocupa espaço e amassa tudo. Dependendo da quantidade dos dias de viagem, um tênis na mala faz muita diferença. Costumo levar uma corda de pular profissional, é um bom exercício e queima tanto quanto uma boa corrida na esteira. A única ressalva é que vão te parar no raio X do embarque, pois parecem duas bananas de dinamite no visor.
Pode parecer exagero, mas quem viaja muito não tem saco para ficar tirando cinto, sapato, colar e relógio ao passar pelo raio X. Demora um tempão e ainda pode atrasar seu embarque. Evite cintos com muito metal, sapatos de fivela, correntes.
O melhor de trabalhar viajando é poder ganhar viagens de férias, não é verdade? Muita gente tem preguiça, deixa de se cadastrar nos sites das companhias aéreas e não aproveita as milhas viajadas. Outra coisa que dá muitas milhas é usar seu cartão de crédito na função pague contas. Claro que isso não vale para todos os bancos e cartões, mas em alguns casos são bem vantajosos. Converse com seu gerente e veja quantas milhas seu cartão de crédito converte por dólar gasto, pergunte por opções mais interessantes.
Mais lidas
Mais de Carreira
Vale a pena deixar de ser CLT para ser PJ? Como tomar a melhor decisão para sua carreiraEla foi procurar um emprego no LinkedIn e acabou criando uma empresa aos 50 anos com IAClientes dizem essas 7 frases o tempo todo – mas só quem fecha vendas sabe o que responderExiste um cenário ideal para uma entrevista remota? Especialista diz que sim, veja 5 dicas