10 livros de Direito Constitucional valiosos para concursos
Confira as indicações bibliográficas de cinco especialistas em concursos públicos para quem está estudando Direito Constitucional
Claudia Gasparini
Publicado em 11 de novembro de 2014 às 14h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h59.
São Paulo - Dominar o texto da Constituição Federal é indispensável para ter sucesso na maioria dos concursos públicos . A seguir, reunimos indicações bibliográficas de cinco especialistas na preparação para esse tipo de exame. O "cardápio" apresentado inclui livros com conteúdo simplificado para iniciantes, bem como obras voltadas a um estudo mais profundo do Direito Constitucional. Conheça as sugestões e boa sorte nas provas!
Na opinião de Karina Jaques, professora do curso "Agora eu passo", o livro é o melhor na disciplina de Direito Constitucional com foco em concurseiros. Segundo ela, a obra consegue atender a quase todos os públicos. "O conteúdo é apresentado numa linguagem acessível, mas sem perder o nível", comenta. Além de destacar os pontos principais da matéria de forma didática, o autor traz questões de provas anteriores. "Direito Constitucional esquematizado", de Pedro Lenza (Editora Saraiva)
A indicação é de João Mendes, coordenador do curso Ênfase. "Os autores trazem uma abordagem teórica e jurisprudencial da matéria, o que torna o livro ótimo para quem quer estudar o tema em profundidade", comenta. Os autores são Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gustavo Gonet Branco, membro do Ministério Público Federal. "Curso de Direito Constitucional", de Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco (Editora Saraiva)
Segundo Sérgio Camargo, professor especializado em concursos, J.J. Gomes Canotilho é um autor valorizado em bancas e muito consultado para decisões judiciais. "É uma leitura obrigatória para quem presta exames para vagas de alto escalão", diz Sérgio Camargo, professor e advogado especializado em concursos. "Comentários à Constituição do Brasil", de J. J. Gomes Canotilho, Gilmar Ferreira Mendes, Ingo Wolfgang Sarlet e Lenio Luiz Streck (Editora Saraiva / Almedina / IDP)
Segundo Karina Jaques, do curso "Agora eu passo", o livro deve ser usado para a iniciação na matéria. "É um texto simplificado, mas sem perder a excelência", comenta a professora. O autor ensina a disciplina fazendo referências, ponto a ponto, à Constituição brasileira. "Direito Constitucional", de Sylvio Motta (Editora Elsevier)
Segundo Aloysio Falcão, professor especializado em concursos, o livro aborda de forma simples e direta os temas cobrados nos principais editais de concursos públicos do país. "A obra serve bem aos iniciantes, com um sumário de fácil manuseio e exercícios extraídos de provas importantes, organizados por assunto", afirma. "Direito Constitucional Descomplicado", de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Editora Método)
Segundo Mendes, do curso Ênfase, o livro permite um estudo profundo e crítico da matéria. "Há passagens em que os autores divergem do entendimento majoritário", comenta. Por essa razão, diz ele, é um prato cheio para quem já tem boa base em Direito Constitucional e quer ir além no estudo. "Curso de Direito Constitucional", de Luiz Guilherme Marinoni, Daniel Mitidiero e Ingo Wolfgang Sarlet (Editora RT)
Segundo Sérgio Camargo, professor e advogado especializado em concursos, a leitura do autor é indispensável pela sua metodologia. "A obra é muito útil para quem vai prestar concursos com maior grau de complexidade", comenta. "Curso de Direito Constitucional", de Guilherme Peña de Moraes (Editora Atlas)
Segundo Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concursos, o livro tem a virtude do didatismo. "Os autores conseguem traduzir teorias e doutrinas complexas para uma linguagem bastante simples e acessível", comenta. "Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho", de Cláudio Pereira de Souza Neto e Daniel Sarmento (Editora Fórum)
Professor de cursinhos preparatórios, o autor faz um apanhado sintético e didático da disciplina, na opinião de Fernando Bentes, do site Questões de Concursos. "É uma excelente opção para iniciantes, candidatos a cargos de nível médio, analistas ou para quem precisar de uma revisão panorâmica do assunto", afirma. "Manual de Direito Constitucional", de Marcelo Novelino (Editora Método)
Para o professor Aloysio Falcão, o livro tem grande utilidade para quem quer se aprofundar na disciplina. "A obra permite conhecer a fundo temas como a divisão espacial e orgânica do poder, bem como instrumentos de garantias fundamentais e direitos", afirma. A autoria é de Michel Temer, atual vice-presidente do país. "Elementos de Direito Constitucional", de Michel Temer (Editora Malheiros)
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões