10 executivos muito influentes e incrivelmente introvertidos
Timidez e poder de influência podem caminhar juntos. Veja 10 exemplos
Camila Pati
Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 13h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h51.
São Paulo – A vida corporativa é mais complicada para quem é muito tímido. Mas esta não é uma máxima definitiva, para alívio dos introvertidos. De acordo com Susan Cain, autora do livro “O Poder dos Quietos”, criatividade , persistência e moderação são características que afloram no silêncio e já levaram muitas pessoas ao sucesso e a um patamar global de influência. É o caso dos executivos desta lista, que apesar de não serem extrovertidos, estão entre as pessoas mais influentes do mundo dos negócios, destacou o site Business Pundit. Confira, nas fotos, quem são eles:
O co-fundador do Google, Larry Page, é frequentemente descrito como uma pessoa introvertida e que evita falar em público. Em 2013, ele explicou que problemas nas cordas vocais também enfraqueceram sua voz, justificando porque andou fugindo dos microfones.
O megainvestidor faz parte da lista da Forbes dos introvertidos mais famosos do mundo. Ele contou ao seu biógrafo que precisou treinar muito para vencer seu medo de falar em público. A aversão a plateias era tão grande que ele vomitava de nervoso só de pensar em encarar a tarefa. Segundo Buffett. o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie (Companhia Editora Nacional), mudou a sua vida.
Enquanto a extroversão era uma característica marcante em Steve Jobs, a introversão de Steve Wosniak parecia trazer o equilíbrio à dupla, segundo Susan Cain, autora de O Poder dos Quietos (Editora Agir). No livro, a autora destaca um ponto em comum entre o naturalista Charles Darwin e Wozniak, criador do primeiro PC: suas descobertas mais famosas tomaram forma em momentos de silêncio.
“Sou geek e tímida”, confidenciou a toda poderosa do Yahoo, Marissa Mayer à Vogue em 2013. A CEO afirmou que constantemente tem que lutar contra sua tendência a introversão, especialmente em eventos sociais. Ela diz sempre querer ir embora aos primeiros quinze minutos de uma festa, mas se força a ficar mais um pouco.
Quem assiste a Elon Musk lançando um novo produto dificilmente nota que a extroversão não é natural para fundador e presidente da Tesla e SpaceX. “Tive que praticar muito antes de subir no palco”, disse ele. Musk se definiu como um engenheiro introvertido que teve que aprender a falar em público.
“Você pode achar difícil de acreditar, mas sou introvertido”, afirmou Guy Kawasaki, conselheiro da Apple, e um dos grandes especialistas da atualidade em marketing e tecnologia. O segredo deste tímido que esbanja uma imagem de extrovertido é encarar suas atividades em público como um papel a ser interpretado, algo externo a sua essência.
O criador do Mashable.com também já assumiu publicamente que é do time dos quietos. “ Talvez as mídias sociais nos permitam ter o controle que não temos na socialização na vida real”, escreveu Cashmore.
O fundador da Amazon.com também não é lá muito ligado em holofotes. Não gosta de dar entrevistas e, por isso, costuma ser classificado como introvertido.
“Ele é tímido e introvertido e, muitas vezes, não parece muito caloroso com as pessoas que não o conhecem, mas ele é caloroso”, disse Sheryl Sandberg sobre seu chefe Mark Zuckerberg ao New York Times.
Bill Gates também é um notório introvertido. Ele, em entrevista para um programa australiano, disse que pessoas espertas sabem aproveitar os benefícios da introversão para atingir o sucesso.