Um conteúdo Bússola

Podcast A+: Eleições 2022 – contagem regressiva

Episódio traz um panorama da reta final da corrida eleitoral e as expectativas para a votação no domingo
 (Bússola/Reprodução)
(Bússola/Reprodução)
B
BússolaPublicado em 29/09/2022 às 07:52.

Por Rafael Lisbôa

O novo episódio do Podcast A+ traz mais um debate promovido pela Bússola sobre as eleições de 2022 – o último antes do 1º turno.

Faltam apenas três dias para os brasileiros se reencontrarem com as urnas. No próximo domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. E, nessa reta final, o A+ dá um panorama das últimas movimentações da corrida eleitoral.

Na disputa presidencial, cada um dos principais candidatos tem desafios diferentes e estratégias próprias para esses dias finais. O ex-presidente Lula (PT), que aparece à frente em todas as pesquisas, tenta atrair eleitores da 3ª via em campanha pelo chamado voto útil para ter chances de vencer no 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está na vice-liderança, trabalha para diminuir a diferença entre ele e o petista e, assim, chegar mais competitivo no 2º turno. Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apostam na visibilidade e na exposição do debate da TV Globo nesta 5ª, 29/09, para uma arrancada final.

Tanto se fala da eleição para presidente, mas tem muito mais em jogo no próximo domingo: a nova composição do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas e o comando das 27 Unidades da Federação. Terminada a apuração, já conheceremos o novo perfil da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – o que impactará o governo do futuro ocupante do Palácio do Planalto, seja ele quem for. As disputas pelos governos regionais, que devem se estender para o 2º turno em vários estados, também são importantíssimas no xadrez político nacional.

Em pouco mais de uma hora de live no YouTube da Exame, foi analisado o cenário final dessa primeira etapa da corrida eleitoral e foram debatidas as expectativas para a votação no domingo para presidente, governadores e parlamentares. Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola, o bate-papo reuniu os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Marcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube

Mais da Bússola:

Podcast A+: Baixa cobertura vacinal traz de volta a ameaça de antigas doenças

Podcast A+: Eleições 2022 – a reta final da campanha

Podcast A+: Esgoto tratado no Brasil - como transformar metas em realidade?