Nas ondas do áudio: 8% dos brasileiros ouvem podcast e tendência só cresce
Corrida pelo áudio mobiliza bigtechs e as novas gerações, mas mantém vivo o centenário rádio que também tem audiência cativa no país, segundo estudo da Kantar IBOPE
Da Redação
Publicado em 13 de abril de 2021 às 16h34.
Qual seu podcast favorito? Com certeza, a maioria dos leitores vai listar pelo menos um programa que acompanha. A busca por conteúdo em áudio só cresce e se justifica pelo formato que permite consumir informação e ainda fazer, simultaneamente, alguma outra atividade.
De acordo com a recente pesquisa daAssociação Brasileira de Podcasters( Pod PESQUISA 2020 ), a estimativa é que o Brasil tenha34,6 milhões de ouvintes de podcast. Ou seja, praticamente 8% da população.
E, mesmo com a pandemia, o mercado nacional de podcast segue em ascensão: publicado pela Voxnest, o relatório State of the Podcast Universe aponta que o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020.
Os números não param de impressionar. Para 2021, a previsão do eMarketer é que o investimento em publicidade em podcast ultrapasse a marca de US$ 1 bilhão no mercado norte-americano.
O formato em áudio está, de fato, mexendo com o mercado. Segundo a Bloomberg, o Twitter Inc. tentou adquirir o Clubhouse, a rede social de áudio que explodiu nos últimos meses, por US$ 4 bilhões. O negócio não se concretizou, e o Twitter segue investindo no seu Spaces, o recurso em áudio lançado no fim de 2020 e ainda em versão beta.
A corrida pelo áudio também já mobiliza companhias como Facebook, LinkedIn, Telegram, TikTok, Spotify e até Slack Technologies Inc. Todas as plataformas começam a explorar o formato e a oferecer alternativas ao pioneiro Clubhouse, com vantagenscomo serviço disponível também para Android, computadores e navegadores, além de diferenciais como recursos de segurança e perfis profissionais.
Rádio
Se o áudio ganhou protagonismo com as bigtechs e ouvintes de novas gerações, o centenário rádio também segue firme, forte e com audiência cativa aqui no Brasil. O estudo Inside Radio 2020, da Kantar IBOPE Media, revela que 78% dos brasileiros, de 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio. E ouvem bastante: 3 em cada 5 dos entrevistados escutam diariamente em uma média de 4 horas e 41 minutos.
Apesar de o rádio tradicional ainda fazer sucesso (81% das pessoas utilizam especificamente o aparelho radiofônico, incluindo o do carro), outros devices, como smartphones, tablets, notebooks e smart TVs, demonstram o crescimento do rádio na internet. Atualmente,9% dos ouvintes entrevistados acessam rádio online e 16% consomem o meio quando estão conectados na web.
A era digital do áudio chegou com tudo.
* Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios da FSB Comunicação
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube