ESG: como Parque Bondinho Pão de Açúcar alcançou certificação com Sistema B e o que isso representa
Saiba que medidas foram tomadas para que uma das atrações turísticas mais famosas do Rio se alinhasse com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Plataforma de conteúdo
Publicado em 17 de julho de 2024 às 13h00.
O Movimento Global de Empresas B é um índice internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social.
O reconhecimento e a certificação de Empresa B é importante para a estratégia ESG de empresas comprometidas com a sigla.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar , que administra a famosa atração do Rio de Janeiro, acaba de receber a certificação.
No turismo, diferentes ações podem ser tomadas, mas, para a companhia, administrada pelo Grupo Iter , o foco se dividiu em três ações principais, alinhadas com os ODS da ONU.
Em área de conservação, reflorestamento é prioridade
O Parque Bondinho investe em projetos de reflorestamento, de recuperação de áreas verdes e de conservação de espécies ameaçadas de extinção.
As ações incluem o manejo da trilha do Morro da Urca, a neutralização das emissões de gases de efeito estufa e a gestão adequada dos resíduos de suas operações.
Educação para garantir um futuro sustentável
Na esfera social, a empresa tem iniciativas como a Educa Bondinho, que visa ampliar o acesso à educação de qualidade.
O projeto recebe ao ano mais de 10 mil alunos e professores das redes pública e particular do Rio de Janeiro, e tem como objetivo conscientizar as gerações futuras para a conservação do planeta.
Integridade acima de tudo
Na governança, com o conceito de "integridade" como um dos seus principais valores, o atrativo turístico segue rigorosamente diretrizes de conduta e ética durante a execução de quaisquer atividades profissionais
São estabelecidas práticas de controle e monitoramento regulatório, de padronização de processos e atuação em temas como a não discriminação, o combate ao assédio moral, o sigilo de informações, a liberdade de expressão, o relacionamento transparente com fornecedores, entre outros.
Para Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter , a certificação é uma conquista importante tanto para o Parque Bondinho quanto para a indústria turística.
“Estamos muito felizes com o resultado desta certificação, que posiciona o Parque Bondinho em um resultado de destaque no segmento de turismo. Isso demonstra o nosso compromisso em inovar e inspirar felicidade por meio da construção de um negócio transformador que se preocupa com a sustentabilidade”, conclui o executivo.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube