Bússola & Cia: Equatorial Energia dá tarifa social para 3 mi de famílias
Confira novidades e informações exclusivas sobre economia e negócios na coluna semanal de notas da Bússola
Bússola
Publicado em 5 de janeiro de 2022 às 12h15.
Última atualização em 5 de janeiro de 2022 às 12h35.
Por Márcio de Freitas*
A Equatorial Energia incluiu cerca de 3 milhões de famílias no rol dos beneficiados com a tarifa social em 2021. A empresa atua nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá e Rio Grande do Sul. Esse tipo de política tem sido essencial para garantir o acesso dos consumidores a uma conta menos salgada, em função das tarifas cheias das bandeiras vermelhas. As bandeiras foram adotadas no país para inibir o consumo diante do baixo nível dos reservatórios hídricos das geradoras. O desenvolvimento de ferramentas e estratégias para informar e facilitar o acesso das famílias à Tarifa Social foi uma das ações da Equatorial.
Adimplência
A estratégia é um ganho aos consumidores, com menor despesa com energia, e à empresa, que amplia sua base de clientes e reduz a inadimplência. “Buscamos parcerias por meio de convênios com estados e prefeituras, fortalecendo a política direcionada à tarifa social de energia elétrica, realizamos busca ativa de clientes com direito ao benefício e reforçamos todos os canais de comunicação com os clientes para inclusão no cadastro, em um momento delicado para muitas famílias, em meio à crise provocada pela pandemia da covid-19”, explica o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda.
Bahia
O Grupo Edson Queiroz fez doação emergencial de 55.800 litros de água mineral de sua empresa Minalba Brasil às vítimas das fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia no fim de 2021. A ação solidária faz parte da campanha Juntos Fazemos Mais, do grupo. Além da doação, a campanha está arrecadando donativos nas empresas da holding, por meio da mobilização dos mais de 10 mil colaboradores.
Estacionamento
Para comodidade dos clientes, a partir de janeiro de 2022, a Multiplan oferece nos seus shoppings 10% de desconto ao realizarem o pagamento do estacionamento pelo superapp Multi. O aplicativo conta com mais de 1,8 milhão de downloads, acumula mais de 700 mil usuários únicos nos últimos 30 dias e mais de 3 milhões de notas fiscais cadastradas em promoções no mesmo período (dois novos recordes do Multi) e tem nota 4,9 de 5,0 nas lojas de aplicativos.
Receita
A receita de estacionamento da Multiplan totalizou R$ 103,2 milhões nos primeiros nove meses do ano passado, tendo dobrado no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
Diploma digital
As instituições de ensino superior brasileiras passarão a emitir seus diplomas dos cursos de graduação por meio do processo digital a partir de janeiro deste ano. A nova regra, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), garante que os certificados emitidos digitalmente serão válidos para atestar a formação. Faculdades menores, que não registram seu próprio diploma, terão um prazo maior para se adequar, até abril de 2022. O tradicional diploma impresso em papel moeda deixa de ser obrigatório, e passa a ser um opcional do aluno que poderá solicitar o modelo mediante custo extra, estabelecido pela instituição.
Segurança melhorada
Agilidade no processo, segurança para os estudantes e redução da burocracia são alguns dos benefícios apontados por especialistas. Para Fabrício Pereira, responsável pela área de inteligência de mercado, pricing e parcerias da plataforma A+, o diploma digital chega para automatizar um processo considerado extremamente burocrático, oferece mais segurança ao MEC enquanto auditor das informações e permite maior controle da qualidade dos diplomas emitidos no país
Pró-Frotas
Criada pela Ipiranga para gestão de abastecimento de grandes transportadoras, a startup Pró-Frotas completou três anos comemorando resultados. Primeira solução 100% digital do país, a empresa tem as transações feitas no posto por aplicativo, sem cartão ou equipamento externo. O faturamento em 2022 tem previsão de dobrar. Foram mais de 30 mil downloads do aplicativo desde o início das operações, e Mauro Kondo, Head do Pró-Frotas, projeta números ainda mais animadores para o fechamento do ano. “Vamos ultrapassar o número de 100 mil transações por mês e um crescimento de mais de 100% no volume transacionado entre janeiro e dezembro de 2021. Esse crescimento acelerado em tão pouco tempo é um recorde em termos de solução de gestão de frota”, comentou o executivo.
Sócios
O escritório Souto Correa promoveu quatro advogados ao quadro de sócios. A partir deste ano, Patrícia Mota Alves, Otávio Domit, Fabio Henrique Di Lallo Dias e Luis Alberto Salton Peretti ingressam na sociedade. O Souto Correa concluiu a transição para uma nova equipe de gestão, com Guilherme Rizzo Amaral assumindo a direção em 2022 como CEO, sucedendo a Carlos Souto.
Logística simplificada
A KMM, especializada em tecnologia voltada para logística com atuação nacional e no Mercosul, firmou parceria com a SAP — líder de mercado no segmento de software de gestão empresarial. E terá nova linha de produtos em seu portfólio com a adoção do software SAP Business One, que proporciona serviço de gestão robusto, simplificando processos de controle financeiro e contábeis, além de dar ao cliente visão abrangente do negócio, pela qual ele conseguirá ter acesso a dados de maneira ainda mais ágil para a tomada de decisão. A etapa inicial desta certificação consiste em criar uma distribuição do produto KMM TMS — solução tecnológica para gerenciamento de todo o processo de cargas.
Novo time
A Blue Papaya Travel começou o ano com reforços na equipe. As sócias Danila Jorge e Gabriela Cordes reformularam áreas internas da empresa trazendo novas frentes. Larissa Lopes chega com a missão de liderar a área de operações e atendimento. Junta-se ao time também Leandro Bernardo, que já comandou a própria agência e irá somar esforços na área de recursos humanos. O marketing será liderado por Samantha Desmaison, que já atuou em ILTM e Teresa Perez Tours. A frente de produtos passa a contar com Marryer Queiroz, anteriormente na Selections. Na nova área de esqui, carro chefe da Blue Papaya, que agora passa a contar com atuação totalmente focada nesse tipo de turismo, Amanda Zeni assume como gerente.
Socorro à Bahia
A sportstech Rei do Pitaco está se mobilizando para ajudar a população afetada pelas chuvas na Bahia. A startup doará R$ 50 mil e mais 100% do faturamento da primeira semana de janeiro para as seguintes organizações: Grupo de Amigos da Praia, Instituto Liga do Bem, Sindicato Rural de Itapetinga e Grupo de Apoio à Criança com Câncer — Sul Bahia. Todas estão auxiliando as mais de 470 mil pessoas atingidas pelas enchentes.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também