Exame Logo

A tecnologia que detectou mais de 300 mil distrações ao volante em frotas comerciais no 1º trimestre

Invenção da Cobli dá feedback em tempo real ao motorista e ao gestor da frota por meio da "Internet das Coisas" – e pode ser aliada valiosa para deixar o trânsito mais seguro

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores (Cobli/Divulgação)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 28 de junho de 2024 às 16h00.

300 mil distrações ao volante foram registradas em frotas comerciais brasileiras nos primeiros três meses deste ano.

A análise, realizada pela fleettech Cobli a partir da sua base de clientes,observou comportamentos a partir de 50 Km/h, com duração mínima de 5 segundos, abrangendo veículos leves e pesados de todo o território nacional.

Veja também

Utilizando tecnologia de monitoramento baseada em Internet Das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial (IA), a empresa produziu dados que confirmam a distração ao volante como principal fator para a ocorrência de acidentes na operação de frotas comerciais.

" Há cerca de 11 milhões de veículos comerciais no Brasil . Se usarmos como base a média que os clientes de videotelemetria da Cobli dirigem, que é de 100 quilômetros por dia, temos um cenário preocupante: podem acontecer mais de 4,9 milhões de distrações ao volante Brasil afora , explica Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli .

Para ter acesso à análise, acesse este site .

Cidades brasileiras com maior número de distrações ao volante

O Distrito Federal e os estados da Paraíba e Espírito Santo l ideraram em distrações ao volante, ou seja, aconteceu uma ocorrência em menos de 175 km percorridos.

Em contrapartida, Pará, Piauí e Bahia são os mais seguros. Neles, foi necessário se locomover 120% a mais de percurso (385 km) para registrar o comportamento distraído.

A análise também revelou que o período do dia com mais incidências de distração do motorista ao volante é o da tarde, respondendo por 42% dos casos, seguida pelo da noite, com 29%. Por último a manhã, com 22%.

Utilizando IA e IOT para melhorar a segurança e performance de frotas comerciais

A fleettech Cobli utiliza tecnologia de videotelemetria para monitorar o comportamento dos motoristas e produzir feedback em tempo real.

Ao identificar padrões de comportamento arriscado, o sistema avisa o motorista e o gestor da frota, evitando possíveis acidentes.

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores, que vão desde desatenção até desrespeito à legislação.

O objetivo da Cobli é uma solução para dar maior suporte e treinamento aos motoristas de frotas comerciais, otimizando operações e aumentando a segurança.

Gerenciar uma operação logística é complexo . Há centenas de atividades acontecendo a cada instante. Tecnologia é o caminho para automatizar o tratamento de dados e personalizar feedbacks e treinamentos, conseguindo melhorar a condução de diversos motoristas ao mesmo tempo ”, conclui Rodrigo.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Transporte e logística

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame