10 coisas que todo líder deveria saber ao buscar por novas oportunidades
Pequenos hábitos transformam um executivo em um verdadeiro líder
Plataforma de conteúdo
Publicado em 19 de julho de 2023 às 13h00.
Por Dany Lopes *
Sabemos que as mudanças na vida são necessárias e muitas vezes nasce em nós uma enorme necessidade de mudança. Seja na vida ou na carreira, ciclos começam e terminam. Entretanto, apesar de fortalecidos, o novo em geral causa desconforto, ansiedade e insegurança.
- Calendário de balanços do 2º trimestre de 2023: confira as datas
- Itamar Serpa Fernandes, fundador da Embelleze, morre aos 82 anos
- Petrobras reduz preço do gás natural em 7,1%
- PIB da China cresce 6,3% no segundo trimestre de 2023 na comparação anual
- Romário é internado às pressas no Rio para tratar infecção
- Elon Musk lança xAI, empresa de inteligência artificial que quer 'entender o universo'
Durante 16 anos como Headhunter, conduzindo mais de 10 mil entrevistas e recolocando milhares de pessoas em altas lideranças , destaquei algumas competências que toda(o) executiva(o) deveria saber para se destacar neste processo:
- Deixe claro seu Propósito e Liderança: esteja alinhado ao seu propósito! O que te faz levantar da cama todos os dias? Que marca/ legado você quer deixar? Porém, sua conduta deve estar alinhada ao seu discurso. Lidere pelo exemplo e engaje pelo propósito.
- Tenha uma comunicação eficaz: seja claro na comunicação. Evite entrelinhas, seja gentil e crie empatia. Lembre-se que nem sempre o outro conseguirá “ler sua mente” – seja objetivo e assertivo.
- Foque em sua Inteligência Emocional: procure se conhecer – quanto mais você se conhecer mais aumentará sua capacidade de controlar suas próprias emoções. Não tome decisões sem antes refletir e ponderar prós e contras, gerenciando os conflitos.
- Conheça as pessoas: procure conhecer as pessoas do processo, o que as motiva? Interesse-se genuinamente pela vida das pessoas que você irá se relacionar desde o início da jornada.
- Faça Networking: construa bons relacionamentos, mantenha uma agenda proativa de conversas com executivos do seu e de outros mercados. Vá a eventos, feiras, palestras. Conte aos seus amigos o que você FAZ e saiba o que eles fazem também – você aumentará muito as suas possibilidades de ser indicado no decorrer de sua carreira.
- Tenha pensamento estratégico: compreenda o contexto da empresa, mapeie as necessidades de curto e médio prazo, antecipe tendências, identifique oportunidades e mostre que você se preocupou em entender antes até de entrar.
- Desenvolva Pensamento Inovador: esteja aberta(o) à inovação e busque constantemente soluções. Tome riscos ao mostrar proatividade e olhar de negócio, muito além do que o job description orienta, mesmo sem ter o olhar holístico.
- Oriente-se aos resultados: mostre-se como alguém que se preocupa com resultados tangíveis, que busca objetivos desafiadores e que todas as etapas do resultado importam para você. Os seus resultados fornecem as evidências concretas da sua capacidade e competência. Sempre com ética e responsabilidade.
- Conte seus Cases e legado: deixe claro seus cases de carreira e seu legado como profissional, de forma objetiva. Discursos prolixos, longos, vazios ou sem foco em resultados podem não tangibilizar sua história de carreira.
- Saiba a hora de falar e de ouvir: saber ouvir é tão importante quanto saber se posicionar durante o processo da entrevista. Isso mostra empatia e respeito.
Lembre-se que o medo limita seu potencial. Mesmo com medo, avance, acredite. Ao enfrentar o desconhecido, você se permite aprender, crescer e descobrir novos talentos e habilidades. O novo traz consigo a possibilidade de expandir sua visão e se conectar com pessoas que poderão impulsionar sua jornada. Acredite em si e no valor que você traz para o mundo. Ouse, acredite e lembre-se de que o risco de não tentar é maior do que o medo do desconhecido.
*Dany Lopes é Headhunter e liderança feminina
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Gestão humanizada é pauta expoente no meio jurídico
Franchising: Como construir uma cultura de liderança e responsabilidade social?