Brasil

Virose ganha nome de música do carnaval de Salvador

A música Ziriguidum, da banda Filhos de Jorge, apelidou a virose deste ano


	Carnaval em Salvador: a maioria dos atendimentos em postos de saúde até a Páscoa deve ocorrer por conta da virose pós-Carnaval
 (Wikimedia Commons)

Carnaval em Salvador: a maioria dos atendimentos em postos de saúde até a Páscoa deve ocorrer por conta da virose pós-Carnaval (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h15.

Salvador - Tão certa quanto a passagem de trios elétricos pelas ruas e avenidas no carnaval de Salvador é a virose que vitima milhares de foliões nas semanas seguintes à folia.

Segundo os médicos, a grande concentração de pessoas, a queda da resistência imunológica causada por pouco sono e alimentação inadequada e a exposição às variações climáticas durante os dias da festa são os principais responsáveis pela "gripe de carnaval", que todo ano lota os postos de saúde da capital baiana.

A virose deste ano já tem nome: Ziriguidum, a música da banda Filhos de Jorge que se tornou a mais tocada nos circuitos do carnaval da capital baiana este ano. E já tem, também, as primeiras vítimas, que começam a chegar aos postos médicos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, os sintomas desta virose, de acordo com os primeiros pacientes a procurarem os postos, são semelhantes aos de um forte resfriado - dores de cabeça e no corpo, coriza, febre baixa ou moderada, inflamação na garganta e desânimo, durando entre três e seis dias. Nos anos anteriores, a gripe de carnaval foi mais severa, causando diarreia e vômitos, em muitos casos.

De acordo com a secretaria, a Ziriguidum deve responder pela maioria dos atendimentos nos postos de saúde até a Páscoa, no fim de março. O tratamento é sintomático e depende do repouso e da boa alimentação do paciente.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSalvadorBahia

Mais de Brasil

Escala 6x1: Lula confirma reunião com Motta e critica transição gradual de redução de jornada

Definição da candidatura ao Senado deve sair até início de junho, diz Marina

Indefinição do PT atrapalha, diz Tabata sobre chapa da esquerda em SP

Ministro do Planejamento nega chance de reajuste no Bolsa Família