Brasil

Venda a prazo cresce 8,2% em janeiro

Dados da Associação Comercial de São Paulo mostram que inadimplência cresceu 7,8% no período

A ACSP acredita que as medidas do governo para desacelerar o crédito já fazem efeito (Wikimedia Commons)

A ACSP acredita que as medidas do governo para desacelerar o crédito já fazem efeito (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 14h44.

As vendas a prazo cresceram 8,2% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, e as vendas à vista registraram alta de 11,6% na mesma comparação, segundo dados divulgados hoje pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os dados são referentes às modalidades SCPC (vendas a prazo) e SCPC/Cheque (vendas à vista), respectivamente.

Os registros de inadimplência subiram 7,8% em janeiro deste ano na comparação com janeiro de 2010, enquanto os cancelamentos de registros no SCPC cresceram 2,5%, "refletindo a menor oferta de crédito para renegociação de dívidas, impactada pelo aumento do recolhimento de depósitos compulsórios pelo Banco Central (BC), anunciados no início de dezembro", avalia comunicado da ACSP.

Segundo a entidade, as medidas anunciadas em dezembro pelo governo aliadas a um novo ciclo de elevação da taxa básica de juros (Selic), iniciado em janeiro, estão desacelerando a oferta de crédito e aumentando os juros para o consumidor final, exercendo um "efeito moderador" no crescimento das vendas a crédito.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoAmérica LatinaDados de BrasilCréditoInadimplência

Mais de Brasil

Votos de homens são mais influenciados por amigos, diz Datafolha

Após falas de Flávio Bolsonaro, TSE fará nova reunião sobre urnas com diplomatas

Carne, minerais críticos e Mercosul: Coreia do Sul anuncia acordos com o Brasil

Zema defende impeachment de três ministros do STF e diz que vai indultar Bolsonaro