Varejo de SP espera aumento de venda de 6,7% no Natal
Quase metade das empresas estão realizando algum tipo de ação promocional para incentivar as vendas nesta época do ano
Da Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 17h58.
São Paulo - Empresários paulistas do setor de varejo estão otimistas em relação às vendas para este Natal. Entre a última terça-feira e ontem, dias 21 e 22, pesquisadores da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) abordaram 200 executivos de empresas do setor na Região Metropolitana de São Paulo. E 33% dos empresários disseram estar com um volume de estoque maior que o registrado no mesmo período de 2009.
De acordo com a sondagem, 43% das empresas estão realizando algum tipo de ação promocional para incentivar as vendas nesta época do ano. Os descontos especiais são a estratégia mais comum adotada por 58% das empresas.
Ofertas especiais, como o produto do dia ou o produto da semana, são utilizadas por 21% das empresas. Os sorteios e distribuição de brindes são a opção escolhida por 13% das lojas e 8% afirmam que estão realizando vendas parceladas sem cobrar juros. As propagandas publicitárias para estimular o consumo são utilizadas somente por 32% das empresas da região.
Com relação às contratações temporárias, cada empresa ouvida na pesquisa contratou, em média, três funcionários e 89% delas devem efetivar ao menos um deles ao término das festas. Confirmando a tendência de uso cada vez maior do cartão de crédito, como demonstrado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), também realizada pela Fecomercio, os empresários esperam receber 59% dos pagamentos por meio do cartão de crédito.
Os pagamentos à vista, realizados com dinheiro, cheque ou cartão de débito, devem responder por 31% do total das vendas, enquanto os pagamentos a prazo, realizados por meio de financeiras ou carnês de prestação, e os pagamentos feitos com cheques pré-datados devem representar, respectivamente, 5% e 4%.