Brasil

Vai chover hoje? Inmet alerta para chuvas intensas RJ e SP; veja previsão

Avisos de 'perigo' e 'perigo potencial', nas cores laranja e amarela, cobrem parte do território

 (Eduardo Boldt/Agência Brasil)

(Eduardo Boldt/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de março de 2024 às 06h54.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" em virtude às possíveis consequências das chuvas intensas previstas para esta terça-feira. Parte de todas as regiões do país serão impactadas pelo fenômeno. Apesar disso, o Rio de Janeiro e São Paulo, mesmo fora da área dos avisos, também tem previsão de chuva.

A mancha laranja, que indica perigo, foi emitida pelo Inmet devido à perspectiva de fortes chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com validade até às 10h de terça. A expectativa é de ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O órgão recomenda que em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

Além deste, o Instituto também emitiu avisos de 'perigo potencial', que corresponde à mancha amarela. São chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas podem acontecer. O fenômeno pode impactar partes de todas as regiões do país. A validade dos alertas é até as 10h de terça-feira e sexta-feira.

Veja a previsão para a semana

Na Região Norte, são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 milímetros em praticamente toda a área, mas principalmente no Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No Nordeste, são previstas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes no centro-norte da região. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

O Sudeste e Centro-Oeste terão pancadas de chuvas maiores que 70,0 mm, que podem ser localmente fortes no centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás, e podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, devido a convergência de umidade.

Vai chover em São Paulo hoje?

Ainda segundo o Inmet, para esta terça-feira,SP e RJ terão pancadas de chuva isoladas e trovoadas a partir da tarde. A máxima será de 38°C e a mínima de 20°C no Rio de Janeiro. Já em SP, os termômetros ficarão entre 32°C e 21°C.

Já no Sul do país, a semana inicia com pancadas de chuva no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, que também podem ultrapassar os 70,0 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais de Brasil

Prefeito de Porto Alegre faz apelo para que as pessoas não voltem para casa

Cartão Prato Cheio: como fazer o cadastro; tudo que você precisa saber

Quase 95% da atividade econômica do RS foi afetada por enchentes, aponta Fiergs

Unidades de saúde do RS poderão suspender exames, consultas e cirurgias até 30 de maio

Mais na Exame