Brasil

Três em cada 10 paulistanos conhecem o novo prefeito de SP, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha mostra que Bruno Covas (PSDB) é mais conhecido entre homens ricos de 60 anos ou mais

Bruno Covas: três em cada dez residentes de São Paulo sabem quem é o atual prefeito da capital paulista (Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação)

Bruno Covas: três em cada dez residentes de São Paulo sabem quem é o atual prefeito da capital paulista (Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de abril de 2018 às 14h05.

Última atualização em 18 de abril de 2018 às 14h06.

Três em cada dez residentes de São Paulo sabem quem é o atual prefeito da capital paulista. Pesquisa Datafolha realizada na semana passada mostra que Bruno Covas (PSDB) - eleito vice-prefeito em 2016 e novo chefe do Executivo municipal no lugar de João Doria (PSDB) - é mais conhecido entre homens ricos de 60 anos ou mais.

O levantamento questionou 1.031 eleitores da capital paulista entre quarta-feira, 11, e sexta-feira, 13, sobre quem é o prefeito de São Paulo, sem apresentar nomes.

Do total, 25% responderam o nome do atual prefeito. Outros se referiram a ele por meio de alcunhas como "Covas" (2%) ou "neto do Covas" (3%). Bruno, neto do ex-governador Mario Covas, foi vice-prefeito até o dia 6 de abril, quando assumiu a Prefeitura.

Dos entrevistados, 62% disseram não saber informar quem comanda a cidade ou deram respostas equivocadas (2% responderam "João Doria", por exemplo).

O nome de Covas foi mais lembrado entre homens (38%) do que entre mulheres (23%). O novo prefeito também é mais conhecido entre a fatia rica do eleitorado paulista: 64% dos que sabem quem é o novo prefeito recebem mais de 10 salários mínimos.

Em relação à expectativa sobre a gestão Covas, a maioria (40%) espera uma administração regular. Estão otimistas, aguardando um governo ótimo ou bom, 27%. Já 20% do eleitorado acreditam que a gestão do tucano será ruim ou péssima.

A maioria dos moradores de São Paulo (60%) acredita que a saída de Doria não fará diferença para a cidade, nem prejudicando, nem beneficiando o município.

Renúncia

Outra pesquisa Datafolha mostrou esta semana que a maioria dos eleitores da capital reprova a saída de Doria. Para 66% do eleitorado paulistano, o tucano agiu mal ao deixar a Prefeitura. Outros 28% concordaram com a decisão, e 6% não souberam responder. Além disso, sobre a gestão, 47% dos paulistanos avaliam os 15 meses de Doria à frente do Executivo municipal como péssimos ou ruins.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasDatafolhaEleiçõesJoão Doria JúniorPrefeitosPrefeiturassao-paulo

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra