Brasil

TRE-SP oficializa sistema de urnas e emite atestado de ausência de votos

Na cerimônia, foi emitida a zerésima, documento que comprova a inexistência de votos computados no sistema

Urnas: o evento aconteceu na sede I do TRE-SP, conforme nota do órgão (Bruno Kelly/Reuters)

Urnas: o evento aconteceu na sede I do TRE-SP, conforme nota do órgão (Bruno Kelly/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 16h58.

São Paulo - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou neste sábado (27) a oficialização do sistema de gerenciamento das urnas eletrônicas. Na cerimônia, foi emitida a zerésima, documento que comprova a inexistência de votos computados no sistema, ou seja, atesta que o sistema está zerado. O evento aconteceu na sede I do TRE-SP, conforme nota do órgão.

"Esta cerimônia de oficialização serve para que se verifique publicamente que no sistema de gerenciamento não há nenhum dado colocado e nenhum voto computado", disse o presidente do TRE-SP, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin na nota.

Além de Padin, participaram do evento juízes eleitorais, servidores do Tribunal, representante da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), advogados e integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). A cerimônia foi aberta a membros de partidos políticos e cidadãos interessados.

Amanhã (28), antes do início da votação, o presidente de cada mesa de votação emitirá o relatório zerésima da urna e assinará o documento, assim como os demais mesários e fiscais dos partidos políticos e das coligações que desejarem. "Será a prova de que não há votos computados para governador e presidente", conforme o TRE-SP.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018sao-paulo

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente