Brasil

'Perigo': Inmet alerta para baixas temperaturas no Sul, e baixa umidade em 12 estados; veja previsão

Segundo o MetSul, uma nova onda polar avança sob o país, também deve trazer queda de temperatura no Centro-Oeste e Sudeste a partir do final de semana

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de julho de 2024 às 06h35.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de "Perigo" para declínio de temperaturas no Rio Grande do Sul e "Perigo Potencial" para esta sexta-feira. O instituto também manteve o alerta de "Perigo Potencial" para baixa umidade em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. O MetSul também destacou que uma nova onda polar avança sob o país, que deve trazer queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e Sudeste a partir do final de semana. No Rio Grande Sul, podem ocorrer geadas com a chegada da onda polar.

Na região Sul, o aviso de "Perigo" para declínio de temperaturas é para áreas do sudoeste, sudeste, centro ocidental e oriental do Rio Grande do Sul, além de toda a região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o instituto, as temperaturas devem cair 5ºC ou mais. Na capital gaúcha, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas durante toda a sexta-feira. As temperaturas devem ficar entre 10ºC e 14ºC, que apresentam declínio comparado ao dia anterior.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as chuvas na região também devem permanecer, com foco no centro ao sul do estado gaúcho. No sábado, a previsão é que chova de forma mais intensa. Além disso, na próxima semana, a região deve ser atingida por uma frente fria.

O instituto também emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para a queda das temperaturas em áreas de Santa Catarina, como oeste, sul, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Na capital catarinense, a sexta será de muitas nuvens com chuva isolada durante a manhã e a noite. Já a tarde, a previsão é apenas de muitas nuvens. A temperatura varia entre 15ºC e 20ºC.

Já no Paraná, a tendência é as temperaturas comecem a cair a partir de domingo e na segunda-feira.

Baixa umidade

Além dos avisos de declínio de temperaturas, o Inmet alertou sobre "Perigo Potencial" de baixa umidade. O fenômeno deve atingir áreas dos estados de SP, MG, BA, PI, MA, TO, PA, AM, RO, MT e em todo o GO, DF e MS. Nas regiões, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%, com isso, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O aviso termina às 19h desta sexta-feira.

Para a porção central do país, a expectativa é de que a baixa umidade — atuante nesta região desde um pouco antes do começo do inverno — siga elevando as temperaturas nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste.

No Rio de Janeiro, não há previsão de chuva e o céu estará com poucas nuvens ao longo de todo o dia. Além disso, os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas devem ficar entre 18ºC e 32ºC. Já em São Paulo, as temperaturas apresentam ligeira elevação e devem ficar entre 16ºC e 29ºC. O céu também apresenta muitas nuvens durante a manhã. A pouca nebulosidade nestes locais proporciona o ganho radioativo — isto é, da intensidade dos raios solares e, portanto, do calor, — durante o dia e a perda durante a noite.

Em Cuiabá, no Mato Grosso, o dia deve amanhecer com poucas nuvens. A previsão é que as temperaturas variem entre 23ºC e 37ºC.

 

Acompanhe tudo sobre:ClimaRegião NorteRegião NordesteSudesteSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

Mísseis de longo alcance dos EUA na Alemanha apontam para um retorno à 'guerra fria', diz Kremlin

Câmara aprova em primeiro turno PEC da Anistia; veja o que muda

Abin Paralela: tudo o que se sabe sobre monitoramento de ministros do STF, políticos e jornalistas

Novo Ensino Médio: reforma libera escolas a trocar trabalho remunerado ou voluntário por aulas

Mais na Exame