Brasil

Temperaturas vão continuar baixas no Centro-Oeste

Passagem de massas polares, que são frias e secas, é uma das características do inverno e atinge a região

Brasília: Temperaturas vão continuar baixas no Centro-Oeste (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Brasília: Temperaturas vão continuar baixas no Centro-Oeste (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 14h03.

Brasília - Os próximos dias vão continuar frios na Região Centro-Oeste, com temperaturas por volta dos 14 graus Celsius (ºC), em Brasília, e ventos que diminuem ainda mais a sensação térmica. Segundo Manuel Rangel, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de massas polares, que são frias e secas, é uma das características do inverno.

Ele explica que as frentes frias não têm relação com as baixas temperaturas dessa última semana. “O que a frente fria provoca é chuva. Mas, como ela faz uma cobertura, a temperatura máxima diminui por um dia ou dois, o que não é o caso.”

Rangel diz que a temperatura mínima deve se elevar nos próximos dias, mas, até o final de agosto, várias massas polares ainda podem passar pela região. “Há também diferença entre o que o equipamento registra e o que a população sente. Para quem está na rua, se estiver ventando, a sensação térmica chega aos 8ºC”.

Segundo o meteorologista, o que varia é a intensidade das massas polares e a distância em relação ao ponto de origem. “Tem certas massas que atingem em cheio a Região Sudeste e vão para o oceano. Tem outras que avançam pelo Centro-Oeste e vão até o sul da Região Norte, determinadas pelos ventos e nisso só a natureza põe a mão.”

Para o especialista do Inmet, dizer que não chove no inverno é um mito. “Para todos os meses do ano existe uma expectativa de chuva. Para o mês de julho, em nossa região, é em torno de 11 milímetros, mas isso não significa que seja obrigado a chover essa quantidade”, disse Rangel, contando que o acumulado de julho já chega a 7,9 milímetros de chuvas, mais de 70% do previsto. “Já a expectativa de chuvas para o mês de agosto é de 8 milímetros, mas já tivemos anos em que não ocorreu nenhuma precipitação”, destacou.

Acompanhe tudo sobre:Centro-OesteClimaMeteorologia

Mais de Brasil

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes