Brasil

Temer nomeia Carlos Marun para conselho de Itaipu

O atual Ministro da Secretaria de Governo é um dos principais aliados do presidente

Temer: seu mandato vai até 16 de maio de 2020 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer: seu mandato vai até 16 de maio de 2020 (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de dezembro de 2018 às 10h26.

O presidente Michel Temer exonerou Carlos Marun do cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo e o nomeou para exercer a função de conselheiro da Itaipu Binacional, com mandato até 16 de maio de 2020. 

Marun é o primeiro ministro de Temer a deixar oficialmente o governo, abrindo vaga para a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que assume a Presidência nesta terça-feira (1). O novo titular da pasta antes comandada por Marun será o general Carlos Alberto dos Santos Cruz. 

A mudança de Marun para a Itaipu está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31). O documento traz ainda a exoneração de Frederico Matos de Oliveira da função de conselheiro da Itaipu, "em virtude de renúncia", e do diplomata Marcos Bezerra Abbott Galvão da função de representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) junto à empresa. 

MRE, Incra, AGU e Anac 

A edição do Diário Oficial desta segunda-feira (31) publica ainda a saída de titulares de alguns altos cargos do governo, como é o caso do próprio Marcos Bezerra Abbott Galvão, exonerado da Secretaria-Geral do MRE, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, que deixou o cargo a pedido. 

A procuradora Maria Aparecida Araújo de Siqueira também pediu para deixar a Secretaria-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU), cargo "número 2" do órgão. 

Outras exonerações de hoje incluem Claudia Maria Mendes de Almeida Pedrozo, da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, e Hélio Paes de Barros Júnior, da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O diretor renunciou ao cargo.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerItaipuGoverno Temer

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias