Brasil

Temer e Rajoy pedem rapidez em acordo entre Mercosul e UE

O presidente destacou que a Espanha tem sido uma aliada fundamental nas negociações do acordo entre os dois blocos

Rajoy e Temer: o chefe de governo da Espanha disse que o acordo permitirá aumentar os intercâmbios econômicos reduzindo as barreiras ao comércio de bens e serviços (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

Rajoy e Temer: o chefe de governo da Espanha disse que o acordo permitirá aumentar os intercâmbios econômicos reduzindo as barreiras ao comércio de bens e serviços (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 24 de abril de 2017 às 15h31.

O presidente Michel Temer e o chefe de Governo da Espanha, Mariano Rajoy, defenderam hoje (24) agilidade na celebração do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

O espanhol disse esperar que o acordo ocorra ainda este ano.

"A conclusão de um acordo entre a União Europeia e o Mercosul é muito importante para o Brasil e a Espanha. Permitirá aumentar os intercâmbios econômicos reduzindo as barreiras ao comércio de bens e serviços e melhorando as condições para os investidores. As negociações já duraram muito tempo e neste ano de 2017 deveriam receber um impulso definitivo", disse Rajoy ao discursar em brinde antes de almoço oferecido por Temer no Palácio Itamaraty.

Temer destacou que a Espanha tem sido uma aliada fundamental nas negociações do acordo entre os dois blocos.

Em breve discurso, o presidente falou sobre as trocas comercias entre Brasil e Espanha e disse esperar que as empresas dos dois países estreitem ainda mais as relações.

"A Espanha é um dos principais investidores no Brasil. É a terceira origem de investimentos externos em território brasileiro", destacou.

"E amanhã, mais de 50 empresas espanholas estarão em São Paulo, reunidos com vossa excelência e com os setores público e privado, em busca de novos investimentos. Queremos que pequenas e médias empresas espanholas possam se juntar às multinacionais aqui já instaladas", acrescentou Temer.

Entre os projetos planejados pelos dois países, Temer destacou o cabo óptico que, se implementado, facilitará a comunicação entre a América do Sul e a União Europeia.

"Exemplo muito eloquente do que podemos realizar juntos é o projeto de cabo submarino. Será o primeiro cabo de fibra ótica de grande capacidade a ligar a América do Sul e a Europa. No particular, o Brasil à Espanha. Será portanto uma iniciativa que vai encurtar ainda mais as distâncias", disse.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaMercosulMichel TemerUnião Europeia

Mais de Brasil

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória