Brasil

Temer anuncia R$750 mi em construção de reator nuclear para fins médicos

Presidente anunciou que usina, prevista para ser entregue em 2022, visa à produção de radiofármacos usados no tratamento de câncer

Temer: "Para acabar com essa dependência externa (de materiais radioativos para fins médicos), vamos construir o primeiro reator nuclear brasileiro" (José Cruz/Agência Brasil)

Temer: "Para acabar com essa dependência externa (de materiais radioativos para fins médicos), vamos construir o primeiro reator nuclear brasileiro" (José Cruz/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 7 de junho de 2018 às 18h39.

Brasília - O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira o investimento de 750 milhões na construção do primeiro reator nuclear brasileiro de enriquecimento de urânio para fins médicos.

Em um vídeo distribuído pelas redes sociais, Temer informa que a construção, feita em parceria com a Marinha, visa a produção dos chamados radiofármacos usados no tratamento de câncer.

"Grande parte do material radioativo usada para o tratamento de câncer no Brasil é importada. Para acabar com essa dependência externa, vamos construir o primeiro reator nuclear brasileiro", disse Temer.

O Chamado Reator Multipropósito Brasileiro vinha sendo projetado desde 2012. Temer lança nesta sexta a pedra fundamental da sua construção. A previsão é de que esteja pronto e em funcionamento em 2022.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeCâncerEnergia nuclear

Mais de Brasil

Motociclista morre após colisão com Tesla Cybertruck em túnel em SP

Câmara aprova alíquotas menores para setor químico até 2026

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil