Brasil

Tecnologia e comportamento do brasileiro são o futuro do turismo nacional

No EXAME Fórum Turismo, Marcos Swarowsky, do Expedia Group, e Rogério Siqueira, do Beto Carrero World, falam sobre a importância de olhar para o viajante

EXAME Fórum Turismo: debate aconteceu em Florianópolis (Leo Morroni/Exame)

EXAME Fórum Turismo: debate aconteceu em Florianópolis (Leo Morroni/Exame)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 12h23.

Última atualização em 20 de novembro de 2018 às 13h43.

Florianópolis — Aliar o comportamento dos turistas com o desenvolvimento tecnológico é uma das principais tendências que as empresas de turismo estão aproveitando no Brasil.

Essa foi a conclusão do debate "Como as empresas estão se preparando para as novas tendências do turismo global", durante o EXAME Fórum Turismo, realizado em Florianópolis, nesta terça-feira (20).

Marcos Swarowsky, Diretor de Gerenciamento de Mercado do Expedia Group para América, e Rogério Siqueira, presidente do Beto Carrero World, mostraram que os negócios turísticos estão se dedicando em dar a melhor experiência ao viajante de forma simples, com pouca burocracia.

"Nunca investimos tanto em marketing, programas de fidelidade e pesquisa de desenvolvimento na Expedia. Nós buscamos analisar o comportamento do comprador, para criar um produto mais próximo do brasileiro e com o objetivo de que isso seja cada vez mais fácil", explica Swarowsky.

Segundo Siqueira, atualmente, há brasileiros que ainda não usam cartão de crédito e a acessibilidade para viajar de avião ainda é pequena. Por isso, existe uma necessidade de ampliar as rotas rodoviárias para viabilizar o turismo na América Latina.

"As agências de turismo estão se reinventando no sentindo de promover viagens coletivas, que tenham mais participação dos clientes", diz o presidente do Beto Carrero.

No Brasil, a participação tecnológica é bastante avançada, onde a maior parte das viagens são compradas pela internet, principalmente no meio dos jovens. "As pessoas estão viajando cada vez mais, os jovens querem conhecer o mundo, nem que seja por um fim de semana", afirma Swarowsky.

Futuro

Para os líderes empresariais, usar a tecnologia no turismo ainda está só no começo. Um dos problemas ainda é que ela ajuda no pré viagem, mas não no durante.

"Se existem problemas durante a viagem, nós ainda não temos como ajudar. Mas para isso é preciso que o desenvolvimento tecnológico não pare de ser pesquisado", diz Swarowsky.

Acompanhe tudo sobre:Turismoeventos-exame

Mais de Brasil

Motociclista morre após colisão com Tesla Cybertruck em túnel em SP

Câmara aprova alíquotas menores para setor químico até 2026

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil