Brasil

SP organiza ação para desmontar acampamento de bolsonaristas no Ibirapuera

Movimentação na frente do Comando Militar do Sudeste, ao lado da Assembleia Legislativa de São Paulo, começará a ser desarticulada na manhã desta segunda-feira

Protestos em Brasília: em SP, governo do Estado começa a se mobilizar para desmontar acampamento (Joedson Alves/Anadolu Agency via/Getty Images)

Protestos em Brasília: em SP, governo do Estado começa a se mobilizar para desmontar acampamento (Joedson Alves/Anadolu Agency via/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 11h29.

O desmonte dos acampamentos bolsonaristas radicais em São Paulo ocorrerá nesta segunda-feira em uma ação conjunta do governo paulista com a prefeitura de São Paulo.

O GLOBO apurou que a parceria foi acertada na manhã desta segunda, após uma ligação entre o titular da Secretaria da Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A desmobilização de acampamentos golpistas foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Moraes deu até 24 horas para a a dissolução total dos acampamentos realizados nas imediações dos quartéis generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos e prisão em flagrante de seus participantes.

A gestão municipal irá fornecer equipes para a remoção de barracas e demais itens dos apoiadores radicais do ex-presidente, instalados em frente ao Comando Militar do Sudeste, ao lado da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Além da Guarda Municipal de São Paulo, Nunes colocou à disposição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) caminhões e equipes de limpeza para atuarem no local.

O deputado Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Alesp, disse que a remoção do acampamento começará ainda pela manhã desta segunda-feira.

— A ocorrência deverá se estender ao longo do dia e à noite, haja vista que os manifestantes normalmente começam a chegar mais tarde – afirmou.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroProtestossao-paulo

Mais de Brasil

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais