Brasil

Sony veta paródia de Tiririca com música de Roberto Carlos

Vídeo polêmico da estreia do deputado no horário eleitoral não está mais disponível no YouTube. PR afirmou, por meio de sua assessoria, que ainda não está a par do caso

Trecho da propaganda eleitoral de Tiririca (PR), que foi ao ar nesta terça-feira (Reprodução/YouTube)

Trecho da propaganda eleitoral de Tiririca (PR), que foi ao ar nesta terça-feira (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 10h01.

São Paulo – A estreia do deputado federal Tiririca imitando Roberto Carlos no horário eleitoral não agradou a Sony. Hoje, a empresa vetou o vídeo em que o candidato à reeleição pelo PR aparece vestido com roupas semelhantes às usadas pelo cantor enquanto faz uma paródia do clássico O Portão. 

No YouTube, uma mensagem justifica a ausência do conteúdo como reivindicação de direitos autorais pela empresa EMI Songs do Brasil, que pertence à Sony ATV Music.

Segundo o advogado da Sony ATV, José Diamantino, o partido não pediu autorização da editora para adaptar a música para a campanha e foi notificado para que suspenda sua utilização. De acordo com ele, o PR ainda não respondeu ao aviso enviado hoje.

O documento enviado diz que estamos cientes da utilização da música. Ele pede para que o uso seja suspenso, pois há violação dos direitos autorais e morais dos artistas (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), que tiveram sua produção associada aos ideais de um partido, afirma.

De acordo com o advogado, no entanto, a iniciativa em relação à música partiu da editora, e não de Roberto ou Erasmo. Diamantino afirma que medidas legais não foram tomadas. Segundo ele a notificação tem como objetivo, neste momento, apenas a negociação.

Ao ser questionada por EXAME.com se o vídeo voltaria a aparecer na televisão amanhã, a assessoria de imprensa do candidato em São Paulo afirmou que tomou conhecimento do caso pela reportagem.

Já a assessoria da direção nacional do PR disse  que não comenta assuntos relacionados às campanhas estaduais.

Paródia no horário eleitoral

Vestido com terno branco e diante de um prato com bifes, Tiririca satiriza a propaganda do frigorífico Friboi protagonizada por Roberto Carlos, na qual o cantor vegetariano afirma que voltou a comer carne.

Com seu caricato uniforme de palhaço, Tiririca afirma na abertura do vídeo: Não foram só as pessoas simples que votaram em mim.

Em seguida, pergunta para sua versão do rei: Até você votou em mim, bicho?. Eu votei. De novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar, responde a música.

Destoante das rápidas e formais aparições de outros candidatos, o deputado federal mais votado do Brasil em 2010 ganhou todo o tempo de televisão do PR em São Paulo nestas eleições. No vídeo de 1 minuto e 25 segundos, ainda sobra tempo para um bis da melodia. 

Veja a versão original da propaganda de Roberto Carlos para a Friboi:

//www.youtube.com/embed/q4QXJPk12l8?rel=0

Acompanhe tudo sobre:ArteEleiçõesEleições 2014Empresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGoogleIndústria da músicaMúsicaPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPR – Partido da RepúblicaRoberto CarlosTiriricaYouTube

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais