Brasil

SIP pede que governos protejam jornalistas

"Os governos de direita, de esquerda e de centro devem proteger aos jornalistas, inclusive os que discordam de sua política", disse Milton Coleman

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 23h00.

São Paulo- O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Milton Coleman, pediu nesta segunda-feira aos governos do continente que garantam a proteção dos jornalistas sem importar sua orientação política.

"Os governos de direita, de esquerda e de centro devem proteger aos jornalistas, inclusive os que discordam" de sua política, disse Coleman em São Paulo durante o ato oficial de inauguração da 68ª Assembleia Geral da SIP.

Segundo Coleman, do jornal "The Washington Post", em alguns lugares do continente "a liberdade de imprensa é desafiada por governos e pela criminalidade", por isso defendeu que os meios de comunicação denunciem "os que querem oprimi-los".

Coleman disse que em países como Equador, Argentina, Venezuela e México a liberdade de imprensa está ameaçada por fatores políticos ou pela criminalidade, que fazem com que a profissão de jornalista possa ser considerada perigosa.

A assembleia da SIP, inaugurada hoje após três dias de reuniões preliminares sobre o futuro do jornalismo e a liberdade de expressão no continente, será concluída amanhã.

Participaram do ato inaugural o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGovernoJornaisLiberdade de imprensaMetrópoles globaissao-pauloSIP – Sociedade Interamericana de Imprensa

Mais de Brasil

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas