Brasil

Silvio Almeida toma posse como ministro dos Direitos Humanos e Cidadania

Advogado, filósofo e professor, Almeida assumiu cargo em cerimônia realizada nesta terça-feira, 3

Lula e Silvio Almeida: ministro dos Direitos Humanos toma posse (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lula e Silvio Almeida: ministro dos Direitos Humanos toma posse (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 11h29.

Última atualização em 3 de janeiro de 2023 às 12h04.

O advogado, filósofo e professor Silvio Luiz Almeida tomou posse como novo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 3, no auditório do prédio de sua pasta. A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza Rocha de Assis Moura, e Benedito Gonçalves, ministro da mesma Corte, estão presentes na cerimônia.

As ministras Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres), Ana Moser (Esportes) e Marina Silva (Meio Ambiente) também acompanham presencialmente a solenidade.

O discurso do novo ministro foi precedido de uma fala da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que reforçou o papel da nova pasta de "refundar os direitos humanos no Brasil". Em dado momento, ao relembrar medidas do governo anterior, a fala da parlamentar foi interrompida pela plateia, que entoou "sem anistia".

O padre paulistano Júlio Lancelotti, quadro nacional na defesa de direitos humanos, participou remotamente do evento e também fez uma fala em apoio ao novo ministro.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosGoverno LulaSilvio Almeida

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo