Brasil

Sete casos de sarampo são confirmados no Rio de Janeiro

Todos os episódios têm ligação com a UFRJ, onde foi registrado o primeiro caso da doença no Estado depois de 18 anos

Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 20, a ocorrência de sete casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro (Joe Raedle/AFP)

Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 20, a ocorrência de sete casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro (Joe Raedle/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de julho de 2018 às 13h01.

Última atualização em 20 de julho de 2018 às 13h02.

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 20, a ocorrência de sete casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro, sendo cinco na cidade do Rio e dois em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Todos os episódios têm ligação com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi registrado o primeiro caso da doença no Estado depois de 18 anos.

As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. Desde a primeira suspeita da circulação de sarampo, a SES vem trabalhando em parceria com os municípios.

No dia 3 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ e, em conjunto com a SES, tomou uma série de medidas de prevenção e análise dos casos.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de um ano no Estado é de 95% . Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Acompanhe tudo sobre:DoençasRio de JaneiroSarampoSaúde no BrasilUFRJ

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar