Brasil

Serão importadas 200 mil toneladas de feijão, diz ministro

Governo federal pretende fazer importação até outubro, segundo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


	Grãos de feijão preto: de acordo com o ministro, poucos países têm condições de vender o produto ao Brasil além da Argentina, China e México
 (Marcello Casal Jr./ABr)

Grãos de feijão preto: de acordo com o ministro, poucos países têm condições de vender o produto ao Brasil além da Argentina, China e México (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2013 às 11h55.

Brasília - Com a redução a zero da alíquota de importação do feijão, o governo federal pretende importar 200 mil toneladas até outubro, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade. O feijão branco não está incluído na lista.

De acordo com o ministro, poucos países têm condições de vender o produto ao Brasil, além da Argentina, China e do México. “Há dificuldades porque [o feijão] está mais para hotifritigranjeiro. Não dá para estocar, porque perde qualidade. Devemos importar 112 mil toneladas, mas precisamos [ao todo] de 200 mil”, disse hoje (25) o ministro. Na próxima quinta-feira (27), ele se reunirá com secretários de quatro estados produtores – Bahia, Goiás, Minas Gerais, além do Distrito Federal – para estudar medidas de incentivo à produção.

A quebra da safra de feijão no Brasil se deve à seca que atingiu principalmente o Nordeste – em especial o oeste da Bahia – e Minas Gerais. “O problema do feijão sempre foi cíclico. Variação do preço muito alto. O ideal é que vá direto da lavoura para a panela”, completou Andrade momentos antes de participar da reunião do Conselho Nacional de Política Energética, no Ministério de Minas e Energia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilImportaçõesComércio exteriorMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí