Senado aprova Nestor Forster para a embaixada do Brasil nos EUA
Aprovação do embaixador ocorreu em sessão semipresencial do Senado. Foster foi sabatinado em fevereiro mas pandemia atrasou votação
Agência Brasil
Publicado em 22 de setembro de 2020 às 19h37.
O Senado aprovou hoje (22) o nome de Nestor Forster para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O nome de Forster foi aprovado nasessão semipresencialrealizada na tarde desta terça-feira; a primeira sessão em plenário desde o início da pandemia do covid-19.
Foster havia sido sabatinado na Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Casaem fevereiro, mas a pandemia atrasou a votação de seu nome. A aprovação de embaixadores precisa ocorrer presencialmente, com voto secreto e verificação de biometria. Isso provocou, inclusive, um acúmulo de indicações pendentes de aprovação do Senado. A CREsabatinou e aprovouvários nomes ontem (21) e essas indicações também seguiram para o plenário.
Impasse
Desde o ano passado que a vaga de embaixador do Brasil nos Estados Unidos estava em aberto. Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro queria indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, para o cargo, mas a indicação sofreu forte resistência no Congresso. Após a desistência de Eduardo, o presidente indicou o nome de Forster.
Nestor José Forster Junior é gaúcho de Porto Alegre, tem 56 anos e ingressou na carreira diplomática em 1986. Já foi chefe do Setor de Política Comercial da Embaixada nos Estados Unidos (1992-1995); chefe do Setor Econômico na representação brasileira no Canadá (1995-1998); e chefe do Setor Financeiro em Washington (2003-2006). Mais recentemente, Forster passou a ser o encarregado de Negócios da mesma embaixada.