Brasil

Senado aprova MP que deu status de ministro para Moreira Franco

Moreira Franco é alvo, ao lado do presidente Michel Temer e do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de denúncia por organização criminosa

Moreira Franco: a MP segue agora à sanção presidencial (Ueslei Marcelino/Reuters)

Moreira Franco: a MP segue agora à sanção presidencial (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 22h15.

Brasília - O Senado aprovou nesta quarta-feira medida provisória que conferiu status de ministério para a Secretaria-Geral da Presidência da República e, garante, consequentemente, a prerrogativa de foro ao atual titular da pasta, Moreira Franco, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A MP, que incluiu outras alterações na estrutura administrativa do Poder Executivo, foi aprovada pelo plenário do Senado em votação simbólica e segue agora à sanção presidencial.

Moreira Franco é alvo, ao lado do presidente Michel Temer e do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de denúncia por organização criminosa elaborada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O governo Temer chegou a revogar uma MP anterior sobre o mesmo tema no final de maio, dois dias antes de ela perder a validade, e editou uma nova medida para garantir o status de ministro a Moreira.

Janot e partidos de oposição foram ao STF questionar a reedição da MP, argumentando que uma medida que tenha sido rejeitada ou perdido validade não pode ser reeditada na mesma sessão legislativa. O caso ainda não foi analisado pela corte.

Acompanhe tudo sobre:Moreira FrancoOperação Lava JatoSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20, informa SPTrans

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial