Brasil

Seleções terão que viajar até 3.650 km durante fase de grupos

Grandes distâncias e decisão de levar os jogos para todo o país farão as equipes viajarem muito durante a Copa de 2014

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 16h52.

Rio de Janeiro - Algumas seleções terão que viajar cerca de 3.650 quilômetros dentro do Brasil para disputar os três jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, segundo a tabela divulgada nesta quinta-feira pela Fifa, em evento ocorrido na sede oficial da entidade, em Zurique.

As enormes distâncias do país e o empenho das autoridades em levar a Copa a todas as regiões do país resultarão em grandes deslocamentos.

O Mundial acontecerá do dia 12 de junho ao dia 13 de julho de 2014 nas cidades de São Paulo (sede da abertura), Rio de Janeiro (que receberá a final), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá.

Um cabeça de chave, o do Grupo E, começará a Copa em Brasília, em 15 de junho, um domingo, depois viajará 1.060 quilômetros rumo a Salvador, onde entrará em campo na sexta-feira seguinte, e concluirá o percurso em Manaus, a 2.605 quilômetros de distância.

Além do tempo de viagem, as delegações enfrentarão mudanças de clima, já que Brasília viverá uma época de umidade baixa, Salvador deverá ter temperaturas agradáveis e Manaus deverá apresentar temperaturas mais altas, além de umidade elevada. Também haverá mudanças de fuso horário, já que as capitais do Amazonas e do Mato Grosso tem nos relógios uma hora a menos que nas outras sedes.

A equipe que ficar como quarta integrante do grupo E percorrerá aproximadamente 3.450 quilômetros, com sete horas de voo no total, para passar de Porto Alegre e Curitiba, com inverno mais rigoroso, a Manaus.

Algumas seleções iniciarão a campanha em uma região, viajarão para outra e voltarão para a primeira. É o caso da cabeça de chave do grupo D, que estreará em Fortaleza, passará por São Paulo e regressará para a Região Nordeste para entrar em campo em Natal.

A seleção brasileira é a única que sabe seu percurso, ao ter sido colocada como cabeça de chave do grupo A. A equipe anfitriã também não ficará livre das longas viagens, já que iniciará a campanha em São Paulo, passará por Brasília e encerrará a caminhada na primeira fase em Fortaleza. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebol

Mais de Brasil

Infraestrutura: confiança sobre investimentos persiste, mas cenário econômico acende sinal amarelo

Opinião: Professores no centro do debate

Ensino Integral e Ensino Técnico: caminhos para um Brasil melhor

Pé-de-Meia licenciatura: Lula lança programa que prevê bolsa para atrair jovens à carreira docente