Brasil

São Paulo tem fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos

Durante o mês passado, foram 16 dias de chuva, sendo que o dia 4 de fevereiro bateu o recorde, com 57 mm

Há 15 anos, não chovia tanto em São Paulo em um mês de fevereiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Há 15 anos, não chovia tanto em São Paulo em um mês de fevereiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 1 de março de 2019 às 13h28.

A capital paulista registrou 323,2 milímetros (mm) de chuva durante o mês de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume é 37% acima da média histórica para o mês, que é de 235,9 mm. Há 15 anos, não chovia tanto em São Paulo em um mês de fevereiro.

Durante o mês passado, foram 16 dias de chuva, sendo que o dia 4 de fevereiro bateu o recorde, com 57 mm. A velocidade do vento na estação meteorológica paulistana chegou a 82 quilômetros por hora, tanto na noite de 25 de fevereiro quanto na tarde do dia 26.

Em fevereiro de 2018, foi registrado menos de um terço do volume acumulado em fevereiro deste ano. As temperaturas médias caíram em relação a janeiro, já que o início do ano foi marcado pelo calor extremo. A média das máximas em fevereiro ficou em 28,6°C, próximo à média histórica de 28,2°C. Quanto às mínimas, a média foi de 19,6°C em fevereiro, 0,7°C acima da média histórica.

A previsão para o fim de semana de carnaval é de sol entre muitas nuvens de manhã, com o ar abafado gerando áreas de instabilidade nos períodos da tarde e noite. É esperada chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, com trovoadas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos. A temperatura mínima deve ser de 18°C e a máxima, de 26°C.

Acompanhe tudo sobre:Chuvassao-paulo

Mais de Brasil

São Paulo enfrenta apagões após forte chuva nesta quinta: mais de 100 mil clientes estão sem luz

Ecorodovias vence leilão de concessão da rodovia Nova Raposo por R$ 2,190 bilhões

O que é Nióbio e para que serve?

Amazonas, Maranhão, Roraima e Pará têm maior porcentagem de municípios com lixões, diz IBGE