Brasil

São Paulo pretende criar a Região Metropolitana do Vale

Projeto permitirá o planejamento e a gestão de questões comuns que afetam as cidades da região

A partir da instituição da RM Vale e Litoral Norte, serão criados instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas (Divulgação/Imovelweb)

A partir da instituição da RM Vale e Litoral Norte, serão criados instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas (Divulgação/Imovelweb)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 14h35.

São Paulo - Enviado pelo governo do estado com pedido de urgência, deu entrada na Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei que cria a Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte (RM Vale e Litoral Norte), defendida pelo governador Geraldo Alckmin como um instrumento que permitirá o planejamento e a gestão de questões comuns que afetam as cidades da região.

“Com o advento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, (teremos) três instrumentos importantes. Um instrumento, o Conselho de Desenvolvimento Regional, com a presença de 39 municípios, do governo do Estado e da sociedade civil. (...) O Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, para financiar projetos e investimentos e a Agem, a Agência Metropolitana, que é o órgão executivo", disse o governador, por ocasião do envio (04, novembro) do PL à Assembléia.

A partir da instituição da RM Vale e Litoral Norte, que é dividida em cinco sub-regiões, serão criados instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas. Será criado o Conselho de Desenvolvimento e, a partir dele, os Conselhos Consultivos, o Fundo e a Agência de Desenvolvimento.

O Conselho de Desenvolvimento será composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos municípios da região e representantes do Governo do Estado. Terá a figura de principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. O Conselho de Desenvolvimento poderá constituir Câmaras Temáticas para tratar de cada tema de interesse comum da região e Câmaras Temáticas Especiais, voltadas a um programa, projeto ou atividade específica.

Sub-regiões da RM Vale e Litoral Norte - Cruzeiro (inclui Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveira); Guaratinguetá (inclui Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Piquete, Potim e Roseira); São José dos Campos (Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca); Taubaté (Campos do Jordão, Loginha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Tremembé e Redenção da Serra); Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGovernoMetrópoles globaisProjetossao-paulo

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp