Brasil

São Paulo inicia vacinação de pessoas com baixa imunidade contra monkeypox

Imunização está disponível nos serviços de Atenção Especializada

Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 18 e 49 anos que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (Divulgação/Getty Images)

Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 18 e 49 anos que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (Divulgação/Getty Images)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 22 de março de 2023 às 13h25.

Última atualização em 22 de março de 2023 às 14h33.

A prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira, 22, a vacinação contra monkeypox (varíola dos macacos) para pessoas que vivem com HIV ou aids e apresentam quadro de baixa imunidade. Estão disponíveis 1,3 mil doses para pessoas a partir de 18 anos de idade. A imunização acontece em duas etapas, com intervalos de quatro semanas entre cada dose.

Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 18 e 49 anos que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3.

Onde está tendo vacina para varíola dos macacos?

A imunização está disponível nos serviços de Atenção Especializada (SAE), que fazem parte da Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/aids. A lista com endereço dos locais está disponível na página da Secretaria Municipal de Saúde.

O que é a varíola dos macacos?

Conhecida como varíola dos macacos, a mpox se caracteriza pelo surgimento de erupções cutâneas (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Pode afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e órgãos genitais. A transmissão acontece principalmente a partir do contato direto com essas lesões.

Acompanhe tudo sobre:Varíola-de-macacoDoençasVacinas

Mais de Brasil

Lula convoca reunião ministerial com foco em ações de assistência ao governo do RS

Saiba como eleitor sem biometria cadastrada pode votar nas eleições municipais de 2024

Haddad diz que Lula anunciará ainda hoje decisões sobre dívida do RS

Lira cancela viagem aos EUA e segue para Brasília nesta segunda-feira, 13

Mais na Exame