Exame Logo

Como justificar o voto pelo e-Título? Saiba como funciona a justificativa pelo app

O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral e nem solicitou o voto em trânsito, terá de justificar sua ausência. O aplicativo disponibilizado pela justiça eleitoral facilita o processo

E-Título: app disponível para Android e iOS (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
AL

André Lopes

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 10h31.

Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 14h20.

A população brasileira tem à disposição uma série de aplicativos que podem auxiliar na obtenção de informações e acesso a diversos serviços sobre as eleições. Entre eles, há a possibilidade de justificar o voto por meio de um aplicativo do TSE. Trata-se do e-Título, que além do cadastro eleitoral, recebe os envios de justificativas sobre ausência.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta

Veja também

O app da Justiça Eleitoral é gratuito e está disponível para sistema Android, na Google Play Store, e também para iOS, na App Store. Para os eleitores que baixaram e cadastraram o e-Título até o último sábado, 29, o passo a passo para justificava eleitoral é muito simples.

Confira abaixo o passo a passo para justificar o voto pelo aplicativo:

Justificativa pelo app

O aplicativo do TSE também consegue usar a localização do seu celular para comprovar que o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. Feito isso, a justificativa é gerada automaticamente no aplicativo e pode ser acompanhada nos dias seguintes.

Qual é o prazo para justificar

O eleitor entre 18 e 69 que se ausentar em um dos dois turnos das eleições deve apresentar sua justificativa em até 60 dias após o turno em que se ausentou.

Isso significa que o prazo máximo para se justificar, tanto online quanto presencialmente, é o dia 1º de dezembro, para o primeiro turno, e 9 de janeiro de 2023, para o segundo.

A justificativa online pode ser feita a partir do dia da eleição. Por isso, para o primeiro turno, o procedimento pode ser adotado desde 2 de outubro. Para o segundo turno, será possível justificar a partir de domingo, 30.

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Política

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame