O governo teme que os agricultures não consigam pagar dívidas já contraídas (Vladimir Platonow/ABr)
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 14h47.
Teresópolis, Rio de Janeiro - Cerca de 20 mil produtores rurais da região serrana do estado do Rio atingidos pelo temporal da madrugada da última quarta-feira (12) poderão receber recursos para refinanciar dívidas e investir na recuperação das propriedades rurais. O secretário estadual de Agricultura, Cristino Áureo, pediu ao governo federal a edição de uma medida provisória (MP) para socorrer os agricultores dos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
Segundo Cristino Áureo, 17 mil famílias de agricultores e 3 mil de produtores de leite tiveram perdas severas na produção e não terão condições de pagar as dívidas contraídas. Em alguns casos, o secretário sugere, inclusive, o perdão dos débitos. “A pior perda causada pela força da água foi a remoção da parte fértil do solo, que levará anos para ser recomposta, em um processo muito lento”.
Além disso, com o bloqueio das estradas, produções inteiras estão estragando e terão que ser jogadas fora, pois os caminhões não conseguem entrar ou sair das propriedades. A região serrana é responsável por quase metade da produção de frutas e hortaliças que abastece o estado do Rio, principalmente a capital.
O secretário prevê que, nos próximos dias, haverá aumento de preços dos hortifrutigranjeiros. Áureo pediu às donas de casa que combatam a especulação pesquisando preços e, principalmente, substituindo produtos mais caros por outros mais em conta. “Neste momento, a substituição deve ser a regra. Durante uma semana as verduras folhosas, como alface, devem ser as mais afetadas pela alta de preços. A solução é procurar outros vegetais como substitutos.”