Brasil

Risco de epidemia de dengue ameaça 48 cidades, diz governo

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que, nestas cidades, quase 4% das casas pesquisadas apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença

Campanha de prevenção: segundo Ministério da Saúde, número de casos de dengue entre janeiro e novembro de 2011 é 25% menor do que no mesmo período de 2010 (Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

Campanha de prevenção: segundo Ministério da Saúde, número de casos de dengue entre janeiro e novembro de 2011 é 25% menor do que no mesmo período de 2010 (Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 14h39.

São Paulo – Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e divulgado hoje mostra que há 48 cidades brasileiras em situação de risco para ocorrência de um surto de dengue. Ao todo, o ministério pesquisou 561 municípios.

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) foi realizado entre outubro e novembro deste ano. Ele mostra que aproximadamente 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue.

A partir dos dados, o ministério constatou ainda que, nos municípios em risco, 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença. Há ainda outras 216 cidades em situação de alerta (com índice entre 1% e 3,9% de casas com larvas do mosquito).

Os municípios em situação de risco estão localizados em 16 estados brasileiros. Três capitais – Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá – estão na lista. Salvador e Recife têm índices de infestação de 3,5% e 3,1%, respectivamente.

Até o fim de novembro foram notificados 742,3 mil casos suspeitos de dengue no país. Segundo o Ministério da Saúde, o número representa uma redução de 25% na comparação com o ano passado.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasDengueSaúde no BrasilMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário

Pessoas negras tem 49% mais chance de morte por homicídio, diz estudo