Brasil

Rio veta futebol, churrasco e queijo coalho nas praias no verão

Governo criou secretaria especial para alertar os banhistas quais alimentos e práticas poderão ser feitas nas praias cariocas

Crianças jogando futebol de areia em Ipanema: agora a brincadeira está proibida (Bossa 67 via Wikimedia Commons)

Crianças jogando futebol de areia em Ipanema: agora a brincadeira está proibida (Bossa 67 via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2011 às 15h14.

Rio de Janeiro - O churrasquinho e o queijo coalho estão entre os alimentos que foram banidos das praias cariocas neste verão. A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) do município deu início, na manhã de hoje (9), à Operação Verão, que tem entre os objetivos coibir o comércio informal de alimentos nas praias do Rio. Além de reprimir a ação dos vendedores ambulantes, 581 agentes da guarda muinicipal também vão fiscalizar a proibição da prática de esportes na faixa de areia das 8h às 17h. A operação vai até março do ano que vem, quando termina a estação de veraneio.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, a novidade deste ano são as cadeiras de mais de 3 metros de altura, que permitem que os fiscais tenham uma visão melhor das praias. "Nessas plataformas, os agentes podem ter uma visualização melhor de qualquer irregularidade e fazer uma abordagem dos banhistas e, com isso, fazer um trabalho mais extenso e abrangente".

Outra novidade é o Manual da Praia, publicação que será distribuída aos banhistas. O manual traz informações como os tipos de alimento que poderão ser vendidos nas areias pelos ambulantes e as atividades que não poderão ser praticadas, como passear com cachorro e jogar futebol.

Alex Costa acredita que o maior desafio será mudar a cultura das pessoas em relação á praia. "A gente não quer reprimir e tirar do carioca o seu ambiente de lazer mais democrático da cidade, mas é necessário haver uma ordem. Nós podemos ter ordem com diversão, respeitando o direito do próximo".

A Operação Verão ocorre desde 2009 nas praias da zona sul, como Copacabana e Ipanema. Este ano, a ação se estenderá às praias da zona oeste, como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Em toda orla, a operação contará com 41 tendas para fiscalização e orientação dos banhistas, além de reboques, automóveis, quadriciclos e patinetes elétricos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGovernoMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo